Até 2024, altura em que o 25 de Abril celebra 50 anos de história, o Presidente da República vai condecorar 120 militares que contribuíram para pôr fim ao regime ditatorial que se vivia em Portugal, noticia o jornal Público. Marcelo Rebelo de Sousa pretende homenagear todos os que estiveram envolvidos no plano e na concretização da Revolução dos Cravos por uma questão de igualdade.

“É uma justiça que se tem que prestar aos militares que fizeram Abril, porque todos eles foram igualmente importantes”, referiu o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa homenageou 27 destes militares com a Ordem da Liberdade na passada sexta-feira, a poucos dias do fim do primeiro mandato, e no discurso a que o jornal diário teve acesso explicou estar a dar continuidade a um trabalho que já vinha a ser feito, dando a entender que o mesmo não aconteceu no tempo de Cavaco Silva.

“É uma justiça ainda não cabalmente prestada, iniciada pelo Presidente Ramalho Eanes, continuada pelo Presidente Mário Soares e, a seguir, pelo Presidente Jorge Sampaio, mas conheceu uma descontinuidade e o seu reatamento”, afirmou.

Até 2016, altura em que Marcelo Rebelo de Sousa iniciou o primeiro mandato, foram condecorados 80 militares do 25 de Abril e, com este objetivo estabelecido para os próximos anos, o atual Presidente vai tornar-se o Presidente que homenageará mais homens da Revolução.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR