790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Boletim DGS. Primeira subida semanal de casos desde pico da pandemia

Este artigo tem mais de 3 anos

Mais 7 mortes e 280 novos casos nas últimas 24 horas. É a primeira vez desde final de janeiro que há uma subida semanal de casos (entre boletins de domingo a sábado).


Daily Life In Lisbon Amid COVID-19 Pandemic
i

NurPhoto via Getty Images

NurPhoto via Getty Images

É a primeira vez, desde o pico da pandemia, que a média de casos semanal sobe face à semana anterior. Nos últimos sete dias (desde o boletim da Direção-Geral da Saúde de domingo), a média de casos diários com Covid-19 rondou os 442, mais 4,3% do que os 423 da semana anterior. Há duas semanas, a média diária tinha sido de 480 e antes disso de de 612.

A última subida entre os boletins de domingo e sábado tinha sido na última semana de janeiro, de 24 a 30, quando houve uma média de 12.364 casos por dia, face aos 12.151 da semana anterior.

Apesar disso, o boletim deste sábado foi marcado por descidas. As 280 infeções identificadas pela DGS correspondem a menos 64 casos do que no mesmo dia da semana passada (344) e a menos 177 do que há 15 dias. Será preciso recuar a 23 de agosto para encontrar um registo tão baixo a este dia da semana (na altura 145 casos), embora estes números se refiram a um feriado (esta sexta-feira).

Lisboa e Vale do Tejo registou 95 dos 280 casos de infeção identificados no último dia (33,9%). Ou seja, um em cada três casos foram identificados na região da capital, que inclui ainda parte dos distritos de Setúbal, Santarém e Leiria. Seguem-se a região Norte (73 casos, ou seja, 26,1%), Algarve (48), Centro (19), Alentejo (18), Madeira (17) e Açores (10).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde que começou a pandemia, houve 823.142 casos confirmados de infeção.

O boletim deste sábado indica também que há mais 318 recuperados no último dia (para um total de 779.973 desde que começou a pandemia).

E o número de casos ativos desce pela 13ª vez consecutiva (desde o boletim de 22 de março). Este sábado foram registados menos 45 do que no dia anterior, num total de 26.294 — o valor mais baixo desde 2 de outubro (na altura havia 25.942).

As sete mortes registadas este sábado são uma diminuição face ao dia anterior (-2) e face ao mesmo dia da semana passada (-1), segundo o boletim diário da DGS dedicado à pandemia. Seis desses sete óbitos tiveram lugar em Lisboa e Vale do Tejo. A outra foi no Norte.

Por escalão etário, dois dos óbitos são de homens na casa dos 60 anos. Há ainda dois entre os 70 e os 79 anos (um homem e uma mulher) e outros três acima dos 80 (dois homens e uma mulher).

Nos últimos sete dias morreram um total de 48 pessoas, uma média de 7 por dia. Na semana anterior, tinham sido 65 (média de 9 por dia).

Os dados do boletim da DGS deste sábado dão conta da sexta descida consecutiva no número de internamentos por causa da Covid-19 (menos 1 do que no dia anterior) para um total de 512. Representam ainda uma redução de 106 face ao mesmo dia da última semana (quando havia 618). Tal como tinha acontecido esta sexta-feira, é o dia com menos internados desde 21 de setembro.

Há ainda menos cinco doentes em cuidados intensivos, num total de 126 (depois de duas subidas consecutivas). É o valor mais baixo desde 11 de outubro (na altura 124 internados graves).

Numa semana, o SNS ficou com menos 22 camas ocupadas nestas unidades (a mesma redução da semana anterior).

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora