O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra oito arguidos, sete homens e uma mulher, imputando a todos a prática de um crime tráfico de droga agravado em Alijó e Chaves, no distrito de Vila Real.

Segundo foi divulgadona página da Internet da Procuradoria-Geral Regional do Porto, o MP de Alijó acusa ainda dois destes arguidos da prática de um crime de detenção de arma proibida.

O MP considerou indiciado que um dos arguidos, com a ajuda de outros dois, procedeu à venda de produto estupefaciente (cocaína e haxixe) entre fevereiro de 2020 e novembro de 2020, na zona de Chaves.

Segundo a acusação, este arguido “funcionou também como grossista de um outro arguido, abastecendo-o dos mesmos produtos estupefacientes para venda“, o qual, por sua vez, “procedia à comercialização entre consumidores, na zona de Alijó. Esta comercialização seria feita em conjunto com a companheira e um outro arguido e terá ocorrido entre janeiro de 2019 e novembro de 2020.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dois outros arguidos estão também acusados pelo MP de, “atuando cada um por si, adquirir e vender a consumidores aqueles produtos estupefacientes, um na zona de Chaves, no ano de 2020, outro na zona de Alijó, de setembro de 2019 a novembro de 2020”.

Segundo o MP, à data da acusação, deduzida a 10 de maio, dois dos arguidos encontravam-se em situação de prisão preventiva.

A operação de combate ao tráfico de droga que culminou nestas detenções, em novembro de 2020, foi desencadeada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC), do Destacamento Territorial do Peso da Régua.