Para encontrar a pequena localidade de Fordwich no mapa de Inglaterra é necessário alguma paciência e, sobretudo, uma visão apurada. Tudo porque esta minúscula cidade, com apenas 380 habitantes, é a mais pequena do país, entre as que possuem câmara municipal. Daí que a Ford tenha decidido realizar um teste, para verificar até que ponto é possível contrariar a tendência e convencer os habitantes dos pequenos centros urbanos das vantagens de optar por automóveis eléctricos.

Estudos indicam que 82% dos britânicos que adquirem carros exclusivamente a bateria habitam nas grandes cidades. Nos centros urbanos mais pequenos, a média cai para até 76%, em parte porque há uma menor oferta de pontos de carga, mas também porque há distâncias maiores a percorrer e por estrada, situação em que os veículos eléctricos são menos eficientes. Daí que a Ford, que está apostada em tornar-se “all electric” a partir de 2030, tenha decidido realizar uma pequena experiência, recorrendo ao seu novo eléctrico, o Mustang Mach-E.

O desafio montado pela Ford, para convencer os 380 habitantes da localidade, consistiu em colocar-lhes à disposição, por um período de três dias, um Mach-E. O objectivo passava por cada indivíduo usar o Mustang a bateria como achasse melhor, desde realizar o seu dia-a-dia habitual, de forma a poder comparar os custos com o seu automóvel com motor de combustão, a realizar uma pequena viagem para sentir as diferenças, as boas e as más.

Ainda antes de os locais colocarem as mãos no Mach-E foi necessário que a British Gas instalasse na cidade o primeiro posto de abastecimento de electricidade, para alimentar as baterias do Ford. O ponto de carga deverá ficar a funcionar após a experiência, provavelmente numa tentativa de estreitar a relação entre os habitantes das pequenas urbes e os carros eléctricos, uma vez que apenas 55% destes admitem estar por dentro das necessidades de modelos a bateria, contra os 85% das cidades de maiores dimensões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR