“Ronaldo mais tranquilo? Ainda não falei com o Ronaldo, fui à flash e depois ainda não tive oportunidade de ir à cabine, ainda não fui à cabine. Mas o Ronaldo está sempre tranquilo, não acredito que alguém com a qualidade dele… Se o melhor jogador do mundo estiver intranquilo, é um bocadinho complicado… Mas percebo a pergunta, por acaso ainda não falei mesmo com ele, se tivesse falado podia responder melhor, é isso”.

Há um “eu” diferente até ao mesmo “nós” de 2016: Bruno Fernandes (a crónica do Portugal-Israel)

Fernando Santos começou por marcar uma posição depois do regresso aos golos de Ronaldo pela Seleção mas teve depois um tom mais descontraído para falar do jogador que já bateu todos os recordes que podia bater por Portugal. Mas os registos do avançado não ficam por aí, longe disso. E existem duas metas individuais na cabeça do capitão nacional, para se juntarem ao grande livro dos recordes que continua a ganhar capítulos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2021, Ronaldo levava apenas um golo em quatro encontros na Seleção, quando fez a reviravolta nacional no Luxemburgo para uma vitória importante por 3-1 – golos válidos, claro, porque na Sérvia a bola entrou mas o lance acabou por passar ao lado do árbitro e sobretudo do assistente que deveria estar colocado na linha. Esta noite, o número 7 voltou a marcar em solo português, algo que não acontecia desde novembro de 2020. E tudo apenas quatro minutos depois de ter tentado visar a baliza num livre direto que acabou por fazer a bola sair por um dos acesso às bancadas da bancada norte de Alvalade entre os seis remates com que chegou ao intervalo.

Com esse golo em cima do intervalo contra Israel, Ronaldo passou a contar com 43 golos marcados nos últimos 42 jogos por Portugal (um dado apurado pela FIFA, que acrescentou ainda que Nuno Mendes tinha apenas um ano quando o madeirense se estreou a marcar pela Seleção principal), chegando aos 104 golos em 175 partidas pela equipa A. Ou seja, ficou apenas a cinco do iraniano Ali Daei, num dos poucos recordes internacionais que ainda lhe faltam de se tornar o melhor marcador de sempre a nível de seleções nacionais.

Em paralelo com isso, existe um outro marco que poderá ser selado a breve prazo, quiçá logo contra a Hungria: com nove golos em fases finais de Campeonato da Europa, Ronaldo precisa apenas de mais um golo para se tornar o jogador com mais golos nessa fase da competição superando Michel Platini, numa fase em que já tem o recorde de melhor marcador em jogos de qualificação para o Europeu com mais de 30 golos.