As políticas de valorização do interior feitas ao abrigo do Plano Nacional de Valorização do Interior já permitiram criar 24 mil postos de trabalho e já promoveram investimentos de 3.800 milhões de euros, disse a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, ao jornal Público.

Segundo a governante, que nasceu e ainda vive em Bragança, as medidas, mesmo quando “parecem avulsas, são complementares, de forma a dar resposta a um desafio que tem várias frentes” — e que tem tido resultados visíveis na “evolução” dos territórios de baixa densidade populacional.

Os apoios, atribuídos ao abrigo do quadro comunitário PT 2020, conduziram ao investimento empresarial na ordem dos 3.800 milhões de euros, associados diretamente à criação de cerca de 20 mil postos de trabalho. A esses somam-se cerca de 4 mil empregos promovidos a partir de apoios diretos à criação de emprego.

Desses 4 mil empregos, cerca de 900 empregos dizem respeito a profissionais qualificados, incluindo licenciados, mestres e doutorados, que se distribuem entre empresas e instituições de ensino superior ou de investigação no interior.

“Estamos a falar de pessoas qualificadas, esse é o grande desafio. Porque essas pessoas mais qualificadas são mais criativas. E entende-se essa criatividade no sentido de serem capazes de fazerem projetos, mas também de encontrarem instrumentos e recursos necessários para a sua implementação“, diz Isabel Ferreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR