O Mazda MX-30 é um veículo eléctrico com soluções interessantes, mas com uma autonomia reduzida. Esta limitação do SUV japonês a bateria estava prevista ser ultrapassada em 2022, quando surgisse no mercado a versão REX, um Range Extender capaz de aumentar a autonomia graças a um motor de combustão a gasolina, que funcionaria apenas como gerador de energia. A novidade é que este motor seria o rotativo da marca, que assim regressaria ao activo para alegria dos fãs deste tipo de mecânica. Mas o porta-voz da Mazda interrompeu o sonho de muitos, ao anunciar a suspensão do projecto.

É bom recordar que o motor rotativo não foi abandonado porque era excelente. É certo que a unidade rotativa tinha vantagens, que a tornavam ideal para servir de REX, a começar por ser extremamente compacta, leve, com bom rendimento específico e com a ausência de vibrações, tanto de primeira como de segunda ordem, a ser igualmente um argumento importante a seu favor.

Mas nem tudo favorecia o motor rotativo, inventado pelo alemão Felix Wankel, que sempre sentiu dificuldades com a selagem dos rotores, ou seja, em impedir que o óleo da lubrificação acedesse à câmara de combustão e aí fosse queimado, prejudicando as emissões nocivas. Também o controlo da combustão é mais limitado do que nos motores com pistões e válvulas, o que pode explicar os consumos elevados. E como as emissões de CO2 dependem directamente do consumo, é fácil perceber os motivos que levaram ao abandono do motor rotativo, a partir do momento em que a poluição passou a ser um problema.

Ainda assim, a Mazda tinha anunciado que o motor rotativo iria regressar para recarregar a bateria do MX-30, pelo que todos se interrogavam como teriam os japoneses conseguido ultrapassar as dificuldades. Tanto mais que agora tinha de ser mais eficiente do que os pequenos motores convencionais, com dois ou três cilindros, sem ou com sobrealimentação e a funcionar segundo os ciclos Atkinson ou Miller (consoante sejam atmosféricos ou com turbo), mais eficientes em matéria de rendimento/consumo.

Depois de tanta expectativa, as declarações à Automotive News de Masahiro Sakata, o porta-voz da Mazda, constituíram uma surpresa. Afirmou Sakata que “a Mazda ainda pode vir a utilizar o motor rotativo como um REX no futuro, mas a data para a sua introdução não está decidida”. Veja aqui como funciona o motor rotativo:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR