Para homenagear os Jogos Olímpicos de Tóquio2020 a apresentadora brasileira Patrícia Poeta de 44 anos, decidiu adaptar a sua roupa na edição da passada quinta-feira no programa “Encontro” da TV Globo. Mas não correu bem.

A também jornalista foi acusada de apropriação cultural, por ter vestido um quimono para falar sobre o Japão, onde decorrem as olimpíadas. Os internautas dirigiram-lhe vastas críticas e consideraram que foram adotados elementos de uma cultura utilizando clichês para se referir ao povo japonês.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, um acontecimento semelhante já havia ocorrido. Dia 17 de julho de 2021 no programa Mais Você da TV Globo, durante a véspera do aniversário dos 113 anos da imigração japonesa ao Brasil, surgiu um funcionário disfarçado de samurai, com a cara pintada e imitando a língua e fonética japonesa. Foi um momento também bastante criticado, tal como este.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alguns dos críticos acusam-na de desrespeito, outros de apropriação cultural de costumes nipónicos, outros da opressão da sociedade japonesa e outros da exotização da cultura asiática. Mas também há quem a defenda ao afirmar que foi apenas um gesto de aproximação e homenagem, já que o quimono é dela, comprou-o numa visita que fez ao Japão, logo pode usá-lo quando bem o entender.