Um apelo à velha geringonça. Foi o que o PS decidiu fazer esta quarta-feira, dias depois de ter iniciado a primeira ronda de negociações para o próximo Orçamento do Estado, com uma pasta concreta em mente: o Trabalho pode, segundo os socialistas, ser um dossiê que ajude a aproximar os antigos parceiros da esquerda.

Foi esse o recado que José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, destacou à saída de uma audiência com Marcelo Rebelo de Sousa. “Há um compromisso muito claro de António Costa, ainda hoje reiterado, de que pretende dignificar as condições do Trabalho. É um objetivo político que nos unifica a todos em relação ao futuro do país”, afirmou aos jornalistas.

Primeiro-ministro pressiona acordo na concertação social para valorização salarial

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A garantia surge no mesmo dia em que o primeiro-ministro, a propósito da assinatura de um acordo assinado na concertação social sobre formação profissional, veio puxar pela necessidade de ir mais longe na área laboral: “É fundamental o reforço da dignidade do trabalho e o combate à precariedade laboral. Não há esforço e investimento que valham a pena em formação se houver precariedade, porque é um desperdício de recursos”, disse Costa, que também mencionou a vontade de aumentar o rendimento disponível das famílias e aumentar os salários dos jovens qualificados.

Recados orçamentais para a esquerda? Segundo Carneiro, “há razões bem claras” para que “as forças que constituíram grande suporte para as mudanças de 2015” possam “convergir” — e a vontade do Governo é que “o âmbito de convergência política seja tão alargado quanto possível”.

A responsabilidade, insistiu o dirigente socialista, é partilhada: “Estamos todos investidos, pelo menos a avaliar pelas declarações públicas, de uma mesma responsabilidade”, que é preparar o país para os desafios do futuro. Fora as declarações públicas, há as conversas orçamentais privadas, mas essas estão ainda numa etapa inicial — e o PCP já avisou que nem quer ouvir falar de Orçamento (pelo menos de forma assumida) até depois das eleições autárquicas de 26 de setembro.

OE. PCP já teve reunião discreta, mas só quer negociar a sério depois das autárquicas. BE parte cético para primeiro round

Quanto ao Bloco de Esquerda, o pacote de leis laborais que quis incluir na negociação orçamental no ano passado foi precisamente um dos motivos que levaram socialistas e bloquistas a não se entenderem no OE2021. Por esclarecer fica se, por entre as promessas do PS, a situação pode ser diferente este ano.