Foi, sem tirar nem pôr, um dos melhores de sempre. Gerd Müller, avançado alemão que é ainda hoje o melhor marcador de sempre da Bundesliga, morreu este domingo aos 75 anos. A notícia foi adiantada pelo Bayern Munique, clube onde o jogador brilhou durante 15 anos.

“Hoje, o mundo do Bayern Munique pára. O clube e os seus adeptos ficam de luto por Gerd Müller, que morreu ao início da manhã deste domingo aos 75 anos. Gerd Müller fez história com o Bayern e com a seleção nacional alemã. Marcou uns inacreditáveis 566 golos em 607 jogos oficiais pelo Bayern e registou o recorde sem precedentes de 365 golos na Bundesliga, onde também foi o melhor marcador em sete ocasiões. Pela seleção, marcou 68 vezes em 62 internacionalizações”, pode ler-se no comunicado oficial do clube alemão.

Conhecido como o “bombardeiro da nação”, pela quantidade de golos que marcava, Müller fez parte da seleção alemã que conquistou Campeonato da Europa de 1972 e o Campeonato do Mundo de 1974, sendo que foi o melhor marcador das duas competições. Nesse Mundial, organizado precisamente na Alemanha, o avançado marcou o golo decisivo na final de Munique, contra os Países Baixos de Cruyff. Os 14 golos que marcou em Mundiais foram o melhor registo de um único jogador até 2006, quando o brasileiro Ronaldo o igualou, sendo que o também alemão Miroslav Klose já superou ambos, com 16.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Natural de Nördlingen, já na Bavária, Müller chegou ao Bayern Munique no verão de 1964, com apenas 19 anos e depois de completar a formação no local 1861 Nördlingen. No clube, conquistou quatro vezes a Bundesliga, quatro vezes a Taça da Alemanha, três vezes a Taça dos Campeões Europeus e uma vez a Taça das Taças. Além disso, arrecadou ainda a Bola de Ouro de 1970 e estabeleceu o maior número de golos marcado por um jogador numa única época na Bundesliga até à temporada passada — 40, só ultrapassados pelos 41 de Robert Lewandowski. Os 85 golos que apontou em 1972 foram também a melhor marca num ano civil ao longo de 40 anos, até que Lionel Messi marcou 91 em 2012. Por fim, Müller é ainda hoje o melhor marcador de sempre da Bundesliga, com 365 golos ao longo de 427 jogos.

Mais um dia, mais um golo de Lewandowski, mais uma vitória: Bayern segue para os quartos e persegue objetivo Real

O avançado alemão deixou o Bayern Munique em 1979 e ainda representou o Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos, durante três temporadas. Terminou a carreira em 1982 e caiu num período mais negro, muito marcado pelo abuso do álcool, acabando por ser convencido pelos antigos colegas de equipa a realizar um tratamento de reabilitação. Voltou ao Bayern Munique para integrar o conjunto técnico da equipa B dos bávaros e ainda desempenhou várias funções no clube até deixar finalmente o mundo do futebol. Em outubro de 2015, a família anunciou que Gerd Müller sofria de Alzheimer.