Valquírias são mitos femininos, deidades exuberantes da mitologia escandinava em que, nas lendas, sobrevoavam os campos de batalha, chamando de volta à vida os mais bravos guerreiros. Complexas e fantásticas, surgiram cerca de 200 anos antes de Cristo, deram nome a uma importante operação de guerra no século passado e, já nos nossos dias, inspiraram a artista Joana Vasconcelos a tornar proeminentes estas referências femininas destemidas e guerreiras sob a forma de esculturas e instalações. Mas vamos recuar no tempo para compreender melhor todo este mundo fantástico.

Há muito, muito tempo…

Quando a Alemanha era a Germania e Jesus Cristo ainda não tinha nascido, os povos escandinavos, ou nórdicos, procuravam explicar e entender a sua própria humanidade através de mitos e lendas onde seres e animais fantásticos retratavam a essência do ser e das relações humanas. Inveja, maldade e ciúme iam sendo apresentados a par da bondade, da verdade e de tantas outras facetas presentes em qualquer pessoa. Através de histórias que hoje nos parecem mirabolantes, aprendia-se os papéis de cada um na sociedade e na família, expondo as crenças da Era Viking (793–1066 AD). Todas estas aventuras chegaram aos nossos dias através das Eddas islandesas, duas coletâneas de textos — uma em verso e outra em prosa — escritas no século XIII e nas quais ficou gravada a sabedoria que, até então, era apenas transmitida oralmente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Arte como expressão

Mostrar Esconder

O que destaca da experiência de compras no NorteShopping e porque a arte faz parte destes momentos?

O NorteShopping é reconhecido pela sua dimensão, diferenciação e carácter inovador, é líder na sua área de influência. Todos estes fatores fazem com que seja o único Centro do norte do país onde se pode encontrar uma enorme variedade de produtos e serviços. O Galleria (que reúne um conjunto de marcas premium) e o The CookBook (food court com restaurantes pouco comuns em centros comerciais e um terraço no topo), conjuntamente com lojas recentes do Centro, vieram reforçar essa posição e a vontade constante do NorteShopping em que cada visita ao centro seja uma experiência única.

Acreditamos que essa experiência deve ir além do momento de compra. A promoção da cultura é um dos eixos do NorteShopping e esse é um caminho que temos vindo a fazer há vários anos. O Centro quer ser um espaço que promove o acesso à cultura e à arte, algo que se torna ainda mais significativo durante a pandemia, sendo o setor da cultura um dos mais afetados. Ao longo de 2021, serão realizadas várias atividades e movimentos artísticos no nosso centro, de forma a tornar a cultura acessível a todos os portugueses.

Porquê “As Valquírias”?

Receber no centro as duas esculturas da coleção de Joana Vasconcelos, e ambas com um histórico tão relevante, é um enorme orgulho para o NorteShopping. A Joana Vasconcelos expôs no NorteShopping há 21 anos, no ano 2000, enquanto artista emergente, pelo que para nós fez todo o sentido voltar a recebê-la.

Receiam que os portugueses não percebam o porquê de se promover a cultura num centro comercial?

Não, pelo contrário, a reação tem sido incrível. Falando das “Valquírias”, em particular, são duas esculturas que fazem qualquer visitante parar para as apreciar, mesmo que apenas durante alguns segundos. São muitas as pessoas que tiram fotografias e partilham nas redes sociais e as crianças, talvez pelas cores e conjugação de materiais das “Valquírias”, também reagem muito bem e gostavam de observar estas esculturas suspensas. Esta é a prova de que a cultura é para todos e para qualquer idade. No NorteShopping, a dimensão é ainda maior. Portanto, não temos dúvidas que ter cultura no centro fará sempre parte do trajeto do Centro.

Entrevista a Paulo Valentim Silva, Diretor do NorteShopping

Figuras complexas

As crenças e histórias que compõem a mitologia nórdica colocam a família no centro da comunidade e a guerra como razão para a agressividade daqueles povos. As personagens são complexas, presas a poderes como o amor e a guerra, e vale a pena saber quais são as figuras mais importantes de todo este mundo mágico e muito haveria para escrever sobre eles. Destacamos os seguintes:

Odin

E a figura mais importante desta mitologia, intitulado o Pai de Todos e também conhecido como “O senhor da Guerra”. Era o deus da sabedoria, da guerra e da morte e, em menor escala da magia, da poesia da profecia, da vitória e da caça. O seu cavalo tinha oito patas. A sua esposa era Frigg, a Mãe de todos.

Frigg

Casada com Odin, era a deusa da fertilidade, do amor e da união, também associada à maternidade e ao casamento e, ainda, protetora das famílias. A sua função principal era a de esposa e mãe. Os seus filhos são Balder, Hoder e Hermodr. Tem ainda Thir, Meilli, Bragi, Váli e Vidar como enteados.

Freya

Há historiadores para quem Freya e Frigga são a mesma deusa. Freya é uma das mais antigas deusas desta mitologia e os seus poderes são o amor, a fertilidade a beleza, riqueza, magia e adivinhação. Freya era quem dava ordens às Valquírias, deidades, ou deusas menores, que serviam Odin.

As Valquírias

Apesar de serem consideradas deusas menores, as Valquírias são mencionadas na literatura e tradição, tanto nas Eddas como em toda a poesia escáldica, uma forma literária oral da Noruega e da Islândia nos séculos X, XI e XII. Também aparecem em inúmeras inscrições rúnicas, ou seja, escritas nos caracteres usados por muitos povos escandinavos desde o século I até à Idade Média.

A arte como parte da vida

O imenso destaque que as Valquírias obtiveram entre os mitos de todos os tempos e em manifestações culturais de todas as épocas também ganha destaque na obra de Joana Vasconcelos que criou a sua primeira Valquíria em 2004. Hoje, é autora de uma série com 29 peças, que mostra em galerias de vários países.

Agora, duas delas — Mary Poppins e Royal —podem ser vistas no NorteShopping, um centro comercial que, para proporcionar a melhor experiência de compras, faz questão de incluir arte em toda a sua atividade. De facto, há mais de duas décadas que nos Centros Sonae Sierra se realizam eventos culturais e campanhas inovadoras para as quais são convidados artistas de renome.

Duas peças espetaculares

Na atual exposição de Joana Vasconcelos no NorteShopping, duas Valquírias atestam o interesse do grupo Sonae Sierra pela arte: Mary Poppins é uma homenagem à ama com o mesmo nome, imortalizada no cinema que, trazida pelo vento a voar no seu guarda-chuva, vem trazer felicidade aos dias tristes de uma família.

Colorida e tentacular, esta Valquíria enorme (700 x 600 x 600 cm) lança, a partir do corpo central, seis longos braços, tão ameaçadores como protetores. À semelhança dos restantes trabalhos da série, Mary Poppins mantém a exuberância no uso de adornos e tecidos de diferentes texturas — alguns artesanais e outros produzidos industrialmente — para modelar as suas formas orgânicas improváveis. Não perca a oportunidade para ver esta estranha criatura-lustre suspensa a partir do teto. E saiba que, tal como a do filme, esta Mary Poppins pode ser assustadora mas é totalmente inofensiva.

Royal é uma Valquíria produzida com a colaboração de artesãs de Nisa, Alentejo e gravita no espaço de forma imponente. O seu corpo têxtil, enorme e invulgar, revisita e reinterpreta a moda palaciana, combinando o luxo e a exuberância dos brocados com as cores, motivos florais e técnicas tradicionais de Nisa, pequena vila do interior de Portugal, conhecida pela riqueza do seu artesanato. Se for ao NorteShoping até dia 2 de setembro vai ter a sorte de poder ver esta Valquíria, também enorme e suspensa, capaz de provocar a sua imaginação e despertar a sua vontade de conhecer melhor a mitologia nórdica e todas as histórias que podem inspirar a arte.