O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê “instabilidade atmosférica, com ocorrência de aguaceiros, por vezes de granizo, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento” para quarta-feira, o primeiro dia de setembro. Como explicou ao Observador a meteorologista Madalena Rodrigues, “tudo indica” que a ocorrência de mau tempo seja “nas regiões do interior e durante a tarde”.

Prevê-se ainda uma descida das “temperaturas máximas para quarta-feira e nos próximos dias”. Contudo, não haverá “grandes alterações significativas”.

Devido à previsão de precipitação e trovoada, o IPMA colocou 12 distritos de Portugal continental em alerta amarelo: Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Portalegre, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

A partir de quinta-feira prevê-se que poderá haver alguma instabilidade nas regiões Norte e Centro. No resto do pais prevêem-se temperaturas máximas de 32 graus, em Santarém, e mínimas de 15 graus, em Évora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Previa-se para a tarde desta terça-feira aguaceiros e trovada, o que não aconteceu, explica a meteorologista. Contudo, até ao final da tarde estes fenómenos meteorológicos ainda poderão ocorrer devido a “uma depressão isolada em altitude” que se encontra em aproximação ao território do continente, disse o IPMA em comunicado.

Mês de julho foi frio e seco em Portugal continental