Quando começou a temporada de 2021 na Volta aos Emirados Árabes Unidos, João Almeida entrou no top 10 em quatro etapas e conseguiu no final aquele que seria o seu primeiro pódio em corridas do World Tour, apenas atrás do esloveno Tadej Pogacar e do britânico Adam Yates num duelo entre UAE Team Emirates e Ineos que marcou mais uma vez a época. Apesar de não ter conseguido aí qualquer triunfo, o Pantera estava lançado para o ano de confirmação depois do brilharete no Giro de 2020. E assim continua.

Na “ressaca” dos Europeus realizados em Trento, onde conseguiu confirmar um lugar no top 10 da geral no contrarrelógio e terminou no 14.º lugar uma prova de estrada em que teve o azar de ver o grupo da frente partir quando não estava colocado para voltar a encostar, o português da Deceuninck Quick-Step voltou a mostrar o bom momento e venceu ao sprint a primeira etapa da Volta ao Luxemburgo, naquela que foi já a sua quarta vitória da temporada. Tudo num dia que o próprio assumiu não ter sido bom.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi uma etapa difícil, felizmente a equipa ganhou. Estou feliz com isso, e tenho de agradecer a todos os colegas de equipa. Esta é nossa. Para ser honesto, não me sentia muito bem, mas arriscámos e ganhei”, confessou Almeida no final da primeira etapa da prova.

Com uma fantástica saída pelo exterior, o corredor de A-dos-Francos bateu a concorrência mais direta do neerlandês Bauke Mollema (Trek) e de um futuro companheiro de equipa na UEA Team Emirates, o suíço Marc Hirschi. Entre outros nomes fortes que marcam presença no Luxemburgo, Nairo Quintana (Team Arkéa) acabou em quinto, David Gaudu (Groupama) terminou em sétimo e Thibaut Pinot (também da Groupama) ficou em nono. Mattia Cattaneo foi o segundo da Deceuninck com o 31.º lugar.

De recordar que, olhando para este ano de 2021, João Almeida já tinha ganho a segunda e a quarta etapas da Volta a Polónia, onde terminou com a camisola amarela da geral individual e a camisola verde dos pontos, assim como o Campeonato Nacional de contrarrelógio. Além disso, o português foi sexto no Giro, com seis etapas no top 10, acabou logo a seguir à Volta aos Emirados a Tirreno-Adriático também na sexta posição, ganhou a camisola branca da juventude na Volta à Catalunha (sétimo da geral) e concluiu ainda o Tour da Alemanha, que antecedeu a participação nos Europeus, no 18.º posto.

Histórico: João Almeida continua a fazer o impensável e vence a Volta à Polónia

Em atualização