A cabeça de lista da coligação PDR/MPT à Câmara de Coimbra, Inês Tafula, afirmou este sábado que a mudança do Tribunal Constitucional para a cidade “não é uma prioridade“, considerando a aposta no Hospital dos Covões uma causa mais urgente.

“O Tribunal Constitucional em Coimbra não é uma prioridade, a prioridade é o Hospital dos Covões”, disse à agência Lusa a candidata, recordando a luta que tem sido encetada contra o desmantelamento daquela unidade hospitalar situada na margem esquerda do Mondego e que faz parte do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Para Inês Tafula, o não desmantelamento do Hospital dos Covões é uma medida mais premente, defendendo também “a sua requalificação e remodelação com todos os meios para as urgências e especialidades, para que consiga chegar a toda a população que usufruía desse espaço”.

A candidata do PDR/MPT realçou que não é contra a mudança do Tribunal Constitucional, mas relembrou que o Hospital dos Covões “é um assunto que se arrasta há bastantes anos”.

“É de caráter urgente”, salientou.

Questionada pela agência Lusa sobre se não é possível defender as duas medidas ao mesmo tempo, Inês Tafula reconheceu que sim, mas notou que a mudança do Tribunal Constitucional “iria requerer bastante capacidade económica para fazer toda a transição e essa não é a principal preocupação da cidade de Coimbra”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O Estado deve gastar dinheiro nisso, mas primeiro o Hospital dos Covões”, reafirmou.

A cabeça de lista do PDR/MPT falava à agência Lusa antes de iniciar uma ação de campanha no centro de Coimbra, em que ia instalar “eco-cinzeiros”, bem como recolher beatas que encontrasse no chão, em parceria com o projeto Biataki.

Mais tarde, a campanha vai plantar dez árvores no Parque Verde.

Segundo Inês Tafula, as duas ações simbólicas representam também medidas apresentadas pela sua candidatura, que defende uma melhor limpeza das ruas da cidade e mais espaços verdes.

Os candidatos à Câmara de Coimbra são o atual presidente do município, Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra — PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (PDR/MPT) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).