A petrolífera estatal Petrobras, maior empresa do Brasil, anunciou esta segunda-feira novas metas e o compromisso de neutralizar as emissões de gases poluentes de todas as suas operações, principalmente as de dióxido de carbono.

A empresa brasileira, grande exportadora mundial de petróleo, afirmou em comunicado que tentará cumprir sua “ambição de atingir a neutralidade das emissões nas atividades sob seu controlo em um prazo compatível com o estabelecido pelo Acordo de Paris“.

A empresa acrescentou que também vai “tentar convencer seus parceiros a atingir o mesmo objetivo nos campos de petróleo e gás em que a empresa é sócia, mas não responsável pela operação”.

A Petrobras explicou que seu compromisso está alinhado ao posicionamento estabelecido pelas 12 empresas que integram a Iniciativa Climática dos Produtores de Petróleo e Gás (OGCI), da qual a estatal faz parte desde 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Essas 12 empresas, acrescentou o comunicado da Petrobras, são responsáveis por cerca de 30% da produção global de petróleo e gás e estão empenhadas em acelerar a transição para uma era de baixo carbono.

“Com esta nova iniciativa, os membros aspiram alcançar a neutralidade das emissões, embora reconheçam que têm muitas, mas não todas, as respostas sobre como alcançá-la”, disse a estatal brasileira.

Nesse contexto, acrescenta a nota, a Petrobras, “como maior empresa de energia do Brasil e importante parceira global, está comprometida com a transição para uma economia global de baixo carbono”.

A empresa disse que nos últimos 11 anos melhorou em 47% a sua eficiência de carbono na exploração e produção de petróleo, tornando-se uma das petrolíferas mais eficientes nesta área.

“Para continuar avançando nas reduções, estamos analisando a possibilidade de estabelecer um programa específico para acelerar a descarbonização”, disse o diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Petrobras, Roberto Ardenghy, citado no comunicado.

A empresa acrescentou que no seu Plano Estratégico para o quinquénio entre 2021 e 2025, prevê investimentos de mil milhões de dólares (856 milhões de euros na cotação atual) em compromissos de sustentabilidade que incluem a descarbonização de suas operações, o desenvolvimento de combustíveis mais sustentáveis e pesquisa em energias renováveis.