A empresa Portos dos Açores vai celebrar os 100 anos de atividade, que se comemoram esta segunda-feira, com um programa que se vai prolongar por 2022 e inclui a cunhagem de uma moeda e a criação de um selo.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da empresa pública regional, Rui Terra, afirmou que esta segunda-feira se celebram os 100 anos do início da administração portuária na região, evocando a criação da Junta Autónoma do Porto Artificial de Ponta Delgada em 1921.

“Estamos a celebrar 100 anos de atividade contínua, que iniciou com a Junta para a gestão do porto de Ponta Delgada e que hoje nos permite estar representados em todas as ilhas dos Açores, a gerir 14 portos, sete marinas e duas gares internacionais“, declarou.

O responsável revelou que, ao longo de 2022, vão ser organizadas uma “série de atividades” para celebrar a efeméride com “dignidade”.

“Uma das iniciativas básicas é, em todas a ilhas, reunir e tentar dignificar os ex-trabalhadores da Portos dos Açores que já se reformaram, mas continuam a dar contributos válidos“, apontou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Referindo que muitas das atividades comemorativas vão ser conhecidas ao longo do próximo ano, Rui Terra avançou que está prevista a cunhagem de uma moeda e a criação de um selo.

“É um programa em contínuo. Vamos ter uma série de iniciativas, nomeadamente a cunhagem de uma moeda própria para a comemoração do centenário e vamos ter os selos, que foram articulados com os CTT, no sentido de comemorar os 100 anos da Portos dos Açores”, assinalou.

Para o futuro, Rui Terra disse que a empresa pretende finalizar o “plano de investimento muito forte” que está em curso.

“Os nossos grandes objetivos são finalizar as obras que estão em curso, antes de abrir novas frentes que exigem ainda mais esforço às empresas com que nós trabalhamos. O objetivo é consolidar, maximizar e tornar mais eficientes todos os processos“, concluiu.

Atualmente, estão em curso obras no porto das Lajes das Flores, nas Lajes do Pico e no porto de pipas, na Terceira, estando ainda programas intervenções no porto de Ponta Delgada e no porto de Vila do Porto, em Santa Maria.