A faculdade Linacre, da Universidade de Oxford, (no Reino Unido) na vai pedir autorização para alterar o seu nome para faculdade Thao, depois de Nguyen Thi Phuong Thao, a mulher mais rica do Vietname, ter doado 155 milhões de libras (cerca de 182 milhões de euros) à instituição. Esta doação vai ajudar a pagar um novo centro de estudos e várias bolsas escolares.

O nome original da instituição veio de Thomas Linacre, cientista de medicina e humanista do período do Renascimento, segundo o The Guardian.

Esta decisão não é consensual dentro da esfera de Oxford — a alteração do nome pode pôr em causa a reputação da faculdade como sendo “uma das mais verdes de Oxford”, uma vez que a fortuna de Thao é proveniente do Grupo Sovico (do qual é presidente) que detém negócios como a exploração de gás natural e petróleo e a linha aérea privada VietJet Air.

A Campanha pela Justiça Climática da Universidade de Oxford, que já pediu a remoção de nomes de empresas de combustíveis fósseis de edifícios e institutos da universidade, afirmou que esta doação podia pôr em risco os valores da faculdade Linacre: “Estamos desiludidos por ouvir que a faculdade Linacre aceitou doações do grupo Sovico, uma empresa cuja extração de combustíveis fósseis ameaça a sobrevivência do nosso planeta”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR