O técnico encarnado Jorge Jesus foi esta terça-feira suspenso durante 15 dias pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, devido a críticas à equipa de arbitragem após um jogo com o FC Porto na temporada 2020/2021, a 6 de maio.

Em comunicado, o Benfica já indicou que vai interpor uma “providência cautelar” e vai recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), condenando “de forma expressa” o comportamento do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

As águias estranham que um “jogo que teve lugar a 6 de maio produza um acórdão mais de sete meses depois”, um dia antes “de uma partida decisiva de apuramento da Taça da Liga e uma semana antes da discussão de uma eliminatória da Taça de Portugal no Estádio do Dragão”. “É lícito perguntar se é apenas coincidência o timing desta deliberação”, insinua o Benfica, acrescentando que a “resposta afigura-se clara”.

Além disso, o Benfica argumenta que as “declarações de Jorge Jesus sobre a arbitragem do jogo em causa, Benfica-FC Porto, não conferem um grau de gravidade consentâneo com a penalização imposta”, não sendo “atentatórias do bom-nome do árbitro Artur Soares Dias e da sua reputação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No mesmo documento, o Benfica diz estar a ser “vítima de um inaceitável enviesamento por parte do Conselho de Disciplina, com sucessivas decisões que o prejudicam gravemente perante uma total ausência de equidade quando em causa estão outros clubes e outros protagonistas”.

“A bem da credibilização do futebol português, o Sport Lisboa e Benfica desafia a Federação Portuguesa de Futebol a assumir as suas responsabilidades e a dissolver o atual Conselho de Disciplina”, desafia o clube da Luz.

Com base nesta decisão da FPF, Jorge Jesus não estaria no banco nos próximos jogos com o FC Porto, marcados para dia 23 de dezembro e 30 de dezembro. O técnico das águias também falharia a partida com o Marítimo marcado para este domingo.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, o Benfica também vai ter de pagar um multa de 32.640 euros “pela prática de duas infrações disciplinares”. Os jogadores das águias, Otamendi e Grimaldo, também foram multados em 1.020 euros.

Na base desta decisão, estiveram as “ofensas à honra” ao árbitro Artur Soares Dias, no jogo da temporada passada com o FC Porto. Jorge Jesus, Grimaldo e Otamendi queixaram-se do facto de a equipa de arbitragem não ter mostrado um segundo amarelo a Pepe, o que ditaria a sua expulsão.

“Há pormenores que ninguém vê. Mas nós sentimos para onde está a balança”, desabafa Jesus

Jorge Jesus acusou mesmo Artur Soares Dias de ter poupado “nitidamente” Pepe. “Há pormenores que ninguém vê, mas nós sentimos para onde está a balança. Foi pena”, acrescentou.

Notícia atualizada às 20h12