Em 2021, foram feitos 230 mil milhões de downloads de apps e gastos 148,5 mil milhões de euros em compras em aplicações.
O Tik Tok foi a app mais vezes instalada, e os seus utilizadores passaram na aplicação 90% mais tempo em relação a 2020. Segundo a App Annie, companhia de análise de dados que realizou o relatório, a meio deste ano, o Tik Tok irá ultrapassar os 1,5 mil milhões de utilizadores.
O grande ecrã esta a morrer lentamente, enquanto que os dispositivos móveis continuam a bater recordes em virtualmente qualquer categoria — tempo gasto, downloads e receitas”, explicou à BBC o diretor executivo da App Annie.
Em média, cada pessoa passou, no ano passado, quatro horas e 48 minutos por dia em apps móveis, um aumento de 30% quando comparado com 2019. Do tempo gasto diariamente, sete em cada dez minutos foi passado nas aplicações dedicadas a redes sociais, fotos e vídeos.
O estudo foi realizado em 10 países, como a Turquia, a Índia, o Japão, os Estados Unidos da América, México, Singapura e Canadá. Dos dez, os habitantes do Brasil, da Indonésia e da Coreia do Sul são os que mais tempo passam em aplicações — mais de cinco horas diárias.
Dois milhões de apps e jogos novos foram lançados em 2021, e aumentou em 20% o número de aplicações que registaram receitas de mais de 100 milhões de dólares, cerca de 87 milhões de euros.
A app do Youtube foi considerada, segundo o relatório, a mais utilizada a nível global, com mais de um milhão de downloads em 60 países diferentes, com a Netflix em segundo lugar.
Em relação aos videojogos, foram gastos mais de 100 mil milhões de euros nas aplicações específicas deste setor, enquanto que o total de receitas proveniente de anúncios atingiu 257,7 mil milhões de euros.
Algumas tendências, segundo o relatório, foram consequência do modo como a pandemia alterou a vida das pessoas em todo o mundo.
Além de um aumento de 50% na utilização das apps de entrega de comida e bebida, como a UberEats, aplicações dedicadas à saúde e ao fitness também verificaram um crescimento, com o encerramento dos ginásios no ano passado.
Em relação a 2018, verificou-se um aumento de 95% no investimento em aplicações de encontros, que atingiu um investimento de cerca de 3,5 mil milhões de euros.