O quadro de Sandro Botticelli “Man of Sorrows” (“Homem de Dores”, em tradução literal) , avaliado em 40 milhões de dólares (cerca de 34 milhões de euros), revelou uma imagem escondida inesperada. Atrás de várias camadas de tinta, está a figura da Virgem Maria com o menino Jesus. Foi a casa de leilões Sotheby, em Nova Iorque, que vai pôr o quadro à venda no dia 27 de janeiro, que a descobriu quando fazia a análise técnica da pintura de Cristo com a coroa de espinhos.

Ainda é necessário desenvolver estudos mais aprofundados, uma vez que a obra esteve em propriedades privadas desde o século XIX, explica a CNN.

O diretor do departamento “Old Master” da Sotheby’s de Nova Iorque, Chris Apostle, acredita que se trata de uma composição abandonada de uma representação derivada da cultura grega da Virgem Maria, na qual embala o menino Jesus com o rosto dele junto ao dela.

Na imagem revelada é possível observar que há linhas mais grossas do que outras, o que sugere que podem ter sido traçadas através de um desenho padrão e, posteriormente, passadas num pigmento líquido. No entanto, a cabeça ilustrada de menino de Jesus é “única” — afirma Apostle —, não existindo nada igual assinado por Botticelli anteriormente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando o quadro é virado ao contrário e exposto à luz infravermelha, é possível observar o nariz, os olhos e a boca do Menino Jesus. O rosto da Virgem Maria aparece praticamente oculto, sendo apenas visível o olho e a sobrancelha.

Outras partes visíveis da composição incluem dobras de um manto decorativo da figura feminina e o braço da criança.

Apostle sublinha que situações destas não são raras, pois as telas eram um produto valioso na época renascentista e os artistas, como Botticelli, “não queriam apenas deitá-las fora”. Talvez Botticelli tenha virado a tela ao contrário e composto uma nova pintura, sugere.

A análise técnica do quadro “Man of Sorrows” revela que as camadas de tinta estão em “muito bom estado”, embora desgastadas nas bordas. Há, ainda, evidências de que o pintor renascentista, um dos maiores em Itália, fez alguns ajustes na composição, alterando o comprimento do cabelo do menino Jesus, as sobrancelhas e o queixo.

A assimetria presente no quadro contrasta com o quadro de Leonardo da Vinci, “Salvator Mundi”, onde Jesus é representado de forma simétrica. “Para mim, acho que Jesus está um pouco fora do centro. Botticelli inclinou ligeiramente a cabeça dele, o que é mais humano”, acrescenta Apostle.