O dia do casamento é amplamente considerado como um dos dias mais felizes da vida dos noivos, mas em Rostov, no sul da Rússia, sinais ostensivos de alegria não são permitidos.

Um documento oficial, aprovado pelos deputados locais da região na terça-feira, refere que é expressamente proibido rir em cerimónias de casamento nos registos civis, revela o jornal The Times, citando a agência estatal de notícias russa, Novosti.

Além desta norma, o casamento não pode durar mais de 40 minutos e é proibido estar ao telemóvel ou ter conversas em voz alta.

Nas cerimónias, os participantes passam a ter de assegurar que não estão a utilizar sapatos e roupas sujas e que não transportam acessórias volumosos, como carteiras ou mochilas. Circular pela sala, entrar ou sair das instalações do registo civil, fumar, beber ou comer também não é permitido.

Em declarações ao The Moscow Times, Olga Isaenko — diretora de um cartório na região de Rostov — considera que as restrições sempre existiram, ainda que informalmente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sim, o casamento é uma ocasião alegre, mas não se devem empolgar. É permitido sorrir, mas não há nada de engraçado na cerimónia. [O casamento] é uma ocasião solene e terna.”

O acompanhamento musical da cerimónia e as fotografias escaparam às novas regras e continuam a ser permitidos.

Com o novo diploma é estabelecido que qualquer dano material causado ao registo civil e qualquer infração pode ter em consequências, nomeadamente processos judiciais.