Quando tomou a decisão final de se manter mais uns anos no judo tendo em vista um último ciclo olímpico até Paris-2024, Telma Monteiro teve um ponto que fez pesar na decisão: a vontade de ser competitiva em todas as provas em que entrasse. Ou seja, para a judoca do Benfica não bastava só participar – era a visar sempre uma entrada no pódio. E, a seguir à desilusão na meia-final, chegou mais uma medalha.

O ponto não foi de ouro e Telma perdeu. Agora quer descansar, no futuro tem uma certeza: “Não quero ser de alta competição mais ou menos”

Depois de ter ganho a primeira prova internacional em que participou depois dos Jogos, com a medalha de ouro no Grand Slam de Abu Dhabi (tendo ainda conquistado o título nacional na categoria de -57kg, prova que não fazia há mais de uma década devido à calendarização para os ciclos olímpicos, Telma Monteiro ficou agora com a medalha de bronze no Grande Prémio de Portugal, no Pavilhão de Almada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois dos Nacionais, mais um título internacional: Telma Monteiro conquista medalha de ouro no Grand Slam de Abu Dhabi

Isenta da primeira ronda, a portuguesa, sexta do ranking mundial em -57kg, começou por afastar a sul-coreana Jaeryeong Kim mas foi surpreendida depois na meia-final pela neerlandesa Pleuni Cornelisse (51.ª) no golden score. Na luta pelo bronze, Telma Monteiro bateu por ippon Martha Fawaz (91.ª).

Esta foi a terceira medalha da Seleção Nacional no primeiro dia do Grande Prémio de Portugal, depois do ouro de Catarina Costa em -48kg e do bronze de Joana Diogo em -52kg, batendo Maria Siderot.

Melhor arranque era impossível: Catarina Costa vence ouro no Grande Prémio de Portugal (e não foi a única medalha do dia)