Belmiro de Azevedo faria hoje 84 anos. Morreu, aos 79, em 2017. Mas é o seu nascimento que a Sonae quer marcar com o anúncio esta quinta-feira de uma nova identidade, consubstanciada numa nova imagem. Cláudia Azevedo chegou à liderança da Sonae em 2019. No ano seguinte teve de gerir a pandemia, em que as empresas de distribuição foram das mais beneficiadas com o confinamento. Teve outros negócios a fechar portas na primeira fase do confinamento. Mas, como diz em comunicado, nos 12 meses até setembro chegou perto dos sete mil milhões de euros de volume de negócios.

Cláudia Azevedo, a filha com “mais killer instinct” de Belmiro, vai ser a nova CEO da Sonae

Cláudia Azevedo quer, agora, assinalar uma nova etapa da vida do grupo que o seu pai lhe deixou. Paulo Azevedo, quando esteve na liderança executiva da Sonae, também lançou uma nova imagem e identidade. Cláudia Azevedo faz agora o mesmo, mudando mesmo algumas designações de participadas — exemplo: os serviços financeiros passam a designar-se Universo (em vez de FS) e a gestão de investimento em tecnologia Bright Pixel (em vez de IM), ficando o retalho a ser apenas MC, os centros comerciais Sierra, a unidade de moda Zeitreel e o retalho de eletrónica Worten.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“As empresas onde a Sonae não tem uma posição maioritária e as marcas comercias mantêm as suas designações originais”, salienta a empresa em comunicado.

A Sonae, nos últimos dois anos, reforçou na Sierra para 80%, estando 20% na Grosvenor. Reforçou na Nos para 33,5% (direta e indiretamente). Vendeu a Worten em Espanha. E alienou 25% da MC a um fundo da CVC.

“Tudo o que fazemos tem por base os nossos valores. São o nosso legado e os princípios que nos orientam para o futuro. Definem a forma como trabalhamos e a nossa cultura. Uma cultura que se adapta e evolui, sem nunca perder os pilares que a distinguem”, afirma Cláudia Azevedo, citada em comunicado, onde é revelada a nova assinatura (em inglês) “shaping tomorrow, today” (moldar o amanhã, hoje), seguindo a assinatura que tinha sido criada em 2010 “improving life” (melhorar a vida).

A justificação da mudança das marcas e da imagem vem, no mesmo comunicado, pela voz da presidente executiva da Sonae: “Perante novos desafios, colaboramos para chegar mais longe. Sempre de olhos postos no futuro, assumimos compromissos de longo prazo e garantimos que, hoje, estamos a construir um futuro vibrante, sustentável e inclusivo”.

Belmiro de Azevedo deixou os mandamentos do “Homem Sonae”, Cláudia Azevedo avança, chamando-lhes agora valores: “lideramos com impacto; conduzimos o amanhã; avançamos juntos; descomplicamos desafios; fazemos o que está certo”. Cinco valores. O “Homem Sonae” tinha 10 princípios para os trabalhadores da empresa.

Do Homem Sonae de Belmiro aos valores de Cláudia

Mostrar Esconder

Belmiro de Azevedo tinha traçado 10 princípios para o Homem Sonae.

O Homem Sonae…
1. … é líder ou candidato a líder.
2. … é culto, evoluindo do estágio de competência técnica para o estágio de Homem culto em geral.
3. … deve ter disponibilidade temporal e resistência física para vencer períodos mais intensos de carga de responsabilidades.
4. … deve ter responsabilidade mental para aceitar críticas vindas de superiores ou subordinados, deve reagir ou replicar, mas deve evitar a retaliação sistemática.
5. … deve ter apreço pelo trabalho dos seus subordinados, cuidando permanentemente para que as condições de trabalho e o grau de conhecimento de todos os trabalhadores sejam continuamente melhorados.
6. … deve ser reconhecido interna e externamente pela verticalidade do seu caráter.
7. … deve ter elevados critérios de exigência pessoal, com forte devoção às suas tarefas, embora procurando sempre um justo equilíbrio com outras atividades.
8. … deve ter um código ético e deontológico rigoroso em termos de valores.
9. … tem de aceitar o desafio da concorrência interna e externa.
10. … procura a excelência e fá-lo pelo somatório das boas decisões que vai tomando e excluindo liminarmente os erros parciais.

Agora, Cláudia Azevedo traça cinco valores para a Sonae:

“Lideramos com impacto”. Transformamos ambição em ação. Queremos ter um impacto profundo no presente e no futuro.

“Conduzimos o amanhã”. Somos empreendedores, acima de tudo. Desafiamos o status quo e preparamos o futuro.

“Avançamos juntos”. Valorizamos o talento de todos. Aprendemos com as aptidões, conhecimentos e diferentes pontos de vista para pormos em marcha as melhores ideias.

“Descomplicamos desafios”. O nosso foco torna tudo mais simples. Melhoramos constantemente para sermos cada vez mais eficientes, adaptáveis e ágeis.

“Fazemos o que está certo”. Comprometemo-nos em fazer o que está certo. Agimos de forma independente e transparente para tomar as decisões mais acertadas.