Kherson, no sul da Ucrânia e perto da península da Crimeia, terá sido tomada por forças russas, indicou o autarca da cidade, citado pelo New York Times. Contudo, fontes do governo ucraniano alegam que a cidade continua sob bandeira ucraniana.

“O exército ucraniano não está aqui. A cidade está cercada”, afirmou Igor Kolykhaev, autarca de Kherson, segundo o órgão norte-americano.

O porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, garante, por seu turno, que as tropas da Rússia tomaram a cidade de Kherson. Referiu também que a infraestrutura civil da cidade, instalações essenciais e transporte estão a funcionar com normalidade e que não há escassez de alimentos de outros bens essenciais.

Igor Konashenkov indicou que as negociações entre comandantes russos, administrações municipais e autoridades regionais sobre como manter a ordem na cidade estavam em andamento.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 660 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR