A Eslováquia, país membro da NATO e da União Europeia, expulsou esta segunda-feira três membros da embaixada russa, que têm agora 72 horas para abandonar o país. Estão acusados de espionagem, suborno e violação da Convenção sobre relações diplomáticas.

De acordo com a Reuters, o ministério dos Negócios Estrangeiros eslovaco confirmou o sucedido, avisando a embaixada da Federação Russa para que os seus representantes “cumpram a atividade em linha com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas”.

O mesmo órgão, que cita um jornal do país centro europeu, dá conta de que a polícia prendeu três pessoas de nacionalidade eslovaca: um coronel do ministério da Defesa, um membro do serviço de informações secretas e também um responsável por um órgão de comunicação cuja atividade foi suspensa no mês passado — acusado de espalhar desinformação pró-russa.

A polícia da Eslováquia dará uma conferência de imprensa na terça-feira, em que promete adiantar mais detalhes sobre o assunto.

A Eslováquia não é o primeiro país da NATO e da UE a expulsar membros da embaixada russa. No início do mês, a Bulgária também mandou sair do país dois diplomatas da Rússia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR