Atualizado com respostas da Endesa e da Goldenergy

A EDP e a Endesa vão rever em alta os preços da sua oferta comercial para clientes domésticos que irão subir em média 3% a partir de maio e de abril, respetivamente.

A EDP justifica esta revisão, que vai contra a política comercial de estabilidade praticada nos últimos anos, com o “atual contexto internacional” que intensificou “esta instabilidade e provocou uma subida no preço de aquisição de eletricidade, que é atualmente cerca de três vezes superior ao que foi registado no último trimestre do ano passado.” O efeito já se sentia no passado e foi acelerado pela guerra na Ucrânia.

Em resposta enviada ao Observador, a EDP refere que “fará uma atualização da tarifa de eletricidade para os seus atuais clientes residenciais, em linha com o recente anúncio de ajuste da tarifa do mercado regulado. Esta atualização vigorará a partir de maio e representa uma variação média de 3%”.

A EDP sublinha que “tem procurado garantir estabilidade aos seus clientes, atualizando as tarifas apenas no início de cada ano, mesmo em períodos de flutuação dos preços nos mercados grossistas”.  E lembra que durante 2021, e apesar da escalada sentida na segunda metade do ano “decidiu manter os preços inalterados, apesar do valor da energia ter atingido recordes nos mercados.” Parte dessa subida foi refletida na revisão anual do tarifário em janeiro deste ano, mas perante a escalada provocada pela guerra da Ucrânia, a EDP decidiu refletir já parte do aumento dos custos com a compra de energia.

A Endesa afirmou entretanto ao Observador que também vai aumentar os preços do segmento dos domésticos na “mesma proporção em que a tarifa regulada aumentou, em 3%. Fá-lo-emos a partir de 1 de Abril.” A elétrica espanhola deixa contudo a garantia de “que os clientes que contratem a partir dessa data, terão os seus preços mantidos durante 1 ano e terão a garantia de que não serão aumentados com os próximos aumentos tarifários regulamentados, que provavelmente terão lugar em Junho”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Galp foi a primeira a anunciar que iria rever em alta os preços a partir de 15 de abril. Já a Golden Energy afirmou ao Observador que irá manter para já a sua política de preços.

Galp sobe preços da eletricidade e do gás natural em 15 de abril

A EDP é maior fornecedora no mercado liberalizado, tem cerca de 3,7 milhões de clientes ou 70% do total. Somando os aumentos anunciados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e por outras comercializadoras, a Galp e a Endesa, a fatura de eletricidade vai aumentar a partir de maio para mais de cinco milhões de famílias. Este número que representa a maioria dos quase 5,4 milhões de clientes domésticos.

Faturas da eletricidade e do gás sobem 3% em abril para famílias da tarifa regulada

A EDP, Endesa e Galp aproveitam também a margem dada pelo aumento extraordinário das tarifas reguladas para as famílias anunciada esta semana pela ERSE e que será também da ordem dos 3% em termos médios na eletricidade e no gás natural. Esta revisão cria folga para rever ofertas e conseguir manter um valor competitivo com a tarifa regulada.

Mercado regulado está mais barato no gás. Na eletricidade, só três ofertas conseguem bater tarifas