É a primeira lua cheia após a chegada oficial da primavera. Na noite de sábado, 16 de abril, para domingo, irá ocorrer a lua cheia de abril, mais conhecida como Lua Rosa.

Em Lisboa, a imagem pode ser vista a partir das 20h08 de sábado até às 07h26 do dia seguinte. Será avistada em todo o país, havendo uma diferença de minutos dependendo da zona do país, especifica a astrónoma do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), Suzana Ferreira, ao Observador.

As designações do corpo celeste variam consoante as culturas, geografias e religiões. Segundo o Almanaque dos Agricultores de Maine, citado pela NASA, esta é a época de floração de um musgo conhecido como Phlox subulata, com (precisamente) flores rosa. Portanto, a designação de Lua Rosa não está relacionada com a coloração do nosso satélite natural, alerta a astrónoma.

“Em termos religiosos, é importante”, sublinha Suzana Ferreira, já que no calendário eclesiástico, esta é a Lua da Páscoa, a partir da qual se calcula a data desta dia religioso. Seguindo as regras assentes no Primeiro Concílio de Niceia, o Domingo da Ressurreição é assinalado no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera. Ou seja, este ano, é comemorado a 17 de abril, depois da lua se erguer nos céus a 16 de abril, como sublinha o Observatório no seu site.

Para algumas tribos nativas norte-americanas, é apelidada de Lua do Peixe, fazendo alusão aos cardumes que sobem os rios nesta altura para desovar. 

Para já, as previsões meteorológicas apontam para um céu desanuviado que permitirá olhar para a Lua Rosa, ou Lua de Páscoa ou Lua de Peixes. Ou melhor, para uma lua cheia. Há dois anos foi assim.

Fotogaleria. Desde o “nascimento” até à “morte”: a Super Lua Rosa em várias cidades do mundo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR