Pelo menos 148 pessoas morreram nas Filipinas devido aos deslizamentos de terras e inundações causadas pela tempestade tropical Megi, de acordo com os últimos números oficiais divulgados esta quinta-feira.

O anterior balanço oficial dava conta de 133 mortos.

Dezenas de pessoas ainda estão dadas como desaparecidas, já que a tempestade, a mais forte a atingir o arquipélago este ano, forçou vários milhares de pessoas a procurar refúgio em centros de acolhimento.

Na província central de Leyte, a mais afetada, os deslizamentos de terra devastadores destruíram comunidades agrícolas e pesqueiras, varrendo casas e transformando a paisagem.

A região propensa a desastres é regularmente assolada por tempestades — como foi o caso do super tufão Haiyan em 2013 — e os cientistas avisam que estão a tornar-se mais poderosas à medida que o planeta aquece devido às alterações climáticas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Elementos das unidades de resgate no município de Abuyog recuperaram dezenas de corpos de uma aldeia costeira destruída por um deslizamento de terras na terça-feira.

Pelo menos 42 pessoas morreram em deslizamento de terras em três aldeias desse município, disse a polícia.

A maioria das mortes ocorreu em Pilar, e pelo menos 28 corpos foram levados para o edifício por barco, já que as estradas da aldeia estavam intransitáveis.

Os socorristas estão também a percorrer a costa, já que os corpos estão a ser levados pelas correntes marítimas e muitos estão a ser localizados a vários quilómetros de distância.

A tempestade Megi entrou na costa leste das Filipinas no domingo, causando inundações e aluimentos de terras no centro e no sul do país.

No total, mais de 580 mil pessoas foram afetadas e 63 municípios continuavam esta quinta-feira sem energia elétrica.

A tempestade, que atingiu o país com mais católicos na Ásia antes da celebração da Semana Santa, surpreendeu as autoridades, que sinalizaram a sua chegada com o nível mais baixo de alerta.

Megi é a primeira grande tempestade do ano a passar pelas Filipinas, que regista uma média de 20 tufões por ano.

Em dezembro, o tufão Rai, o mais poderoso a atingir as Filipinas no ano passado, causou pelo menos 409 mortos.

Em novembro de 2013, o tufão Haiyán causou cerca de sete mil mortes em todo o arquipélago.