Volodymyr Zelensky considera que os ataques com mísseis sobre Kiev, esta quinta-feira, “dizem muito sobre a atitude da Rússia para com instituições internacionais” e sobre “os esforços da liderança russa para humilhar a ONU e tudo o que a Organização das Nações Unidas representa”. Na mensagem diária em vídeo, o Presidente ucraniano pede uma “resposta forte”.

“E hoje, imediatamente depois do fim das nossas conversas [com Guterres] em Kiev, os mísseis russos voaram para a cidade. Cinco mísseis”, disse, apesar de um balanço de um conselheiro do ministro do Interior aos jornalistas, pouco antes, ter dado conta de dois mísseis, um dos quais foi intercetado.

Pelo menos dez pessoas ficaram feridas nas explosões de Kiev

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Zelensky voltou a afirmar que um dos tópicos da conversa com António Guterres, que visitou Kiev, foi a segurança dos civis que permanecem em Mariupol. E disse ter esperança de que a intervenção da ONU permita organizar uma retirada em segurança dos civis da cidade sitiada. “A Ucrânia está preparada para estes passos. Mas também é necessário que o lado da Rússia considere este assunto sem cinismo e realmente faça o que diz”.

Zelensky admite que soldados russos indiciados pelo massacre em Bucha venham a sofrer “retaliação” pelos militares ucranianos

O Chefe de Estado ucraniano admite ainda que os dez soldados russos identificados pela Ucrânia como responsáveis pelo massacre em Bucha venham a sofrer “represálias” por parte dos militares ucranianos.

“Os desprezíveis 10”. Ucrânia indicia soldados russos pelo massacre em Bucha e pede ajuda à população para os encontrar

Foi em Bucha que, em março, foram encontrados cerca de 400 cadáveres de civis ucranianos, alguns deles com sinais de tortura. A Ucrânia identificou agora dez dos soldados responsáveis pelos ataques, mas nenhum foi ainda capturado pelas forças ucranianas.

“Sabemos todos os detalhes sobre eles e as suas ações. E vamos encontrá-los a todos. Tal como vamos encontrar todos os outros bandidos russos que mataram e torturaram ucranianos”, diz Zelensky.

O Presidente ucraniano garante que serão todos responsabilizados e admite que alguns sejam mortos pelos próprios ucranianos. “(…) Alguns deles podem não sobreviver até ao julgamento, mas por uma única razão. Esta brigada russa foi levada para a região de Kharkiv. Lá receberão retaliação por parte dos nossos militares”, afirma.

Zelensky acrescentou que as tropas russas continuaram as ofensivas no leste do país, na região de Donbass.