793kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bernardo é o jogador perfeito mas já tem em Phil Foden um discípulo que anda a aprender com ele

Este artigo tem mais de 2 anos

Guardiola voltou a dizer que Bernardo é perfeito depois da exibição do português contra o Real e Phil Foden anda a aprender com ele: esteve em 3 dos 4 golos da vitória do City contra o Leeds (0-4).

Leeds United v Manchester City - Premier League
i

O internacional inglês foi um dos melhores elementos da equipa de Guardiola frente ao Leeds

Getty Images

O internacional inglês foi um dos melhores elementos da equipa de Guardiola frente ao Leeds

Getty Images

Real Madrid no Etihad na terça-feira, Leeds em Elland Road no sábado, Real Madrid no Santiago Bernabéu na quarta-feira. Em pouco mais de uma semana, o Manchester City jogava a possibilidade de chegar à final da Liga dos Campeões mas não podia despreocupar-se com a Premier League — até porque o Liverpool, à hora a que os citizens entraram em campo, já tinha vencido nesta jornada e estava à condição na liderança da liga inglesa com dois pontos de vantagem.

Depois de um jogo extraordinário a meio da semana contra o Real Madrid, onde Bernardo Silva marcou um golo e foi eleito o melhor jogador em campo, Pep Guardiola não falhou a tradição habitual e voltou a render-se em elogios ao internacional português. “Eu digo-lhe: ‘Bernardo, és um jogador perfeito’. É muito intuitivo defensivamente. É capaz de correr 12 ou 15 quilómetros mas fá-lo com sentido. É um jogador para lá de excecional com a bola. Mas, no futebol, é preciso marcar golos e ganhar jogos. É preciso habilidade para o fazer. E hoje, o Bernardo marcou um dos melhores golos que já vi. Pela técnica, por tudo. Ele não joga apenas futebol, ele entende o jogo e sabe o que é preciso fazer em cada ação. Há poucos jogadores no mundo assim. É um jogador fantástico e espero que possa continuar no Manchester City por muitos e muitos anos”, atirou o treinador espanhol.

Ainda assim, e de forma natural, Bernardo era um dos jogadores poupados por Guardiola contra o Leeds — a par de De Bruyne, Mahrez e Zinchenko, todos titulares a meio da semana contra o Real Madrid. Rodri, Gündoğan, Grealish e Sterling apareciam no onze inicial, assim como Nathan Aké, e tanto o ex-Sporting Raphinha como o ex-Benfica Rodrigo estavam nas opções iniciais de Jesse Marsch do outro lado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A partida começou com um susto para a equipa de Guardiola: depois de Cancelo escorregar, Rodrigo acelerou praticamente sem oposição mas não conseguiu atirar à baliza, acabando por ver o remate sair bloqueado (3′). O City, porém, não precisou de esperar um quarto de hora para abrir o marcador, com Rodri a responder de cabeça a um cruzamento perfeito de Foden na sequência de um livre na esquerda (13′). A primeira parte prosseguiu com o natural ascendente dos citizens mas com pouca baliza, sem grandes oportunidades e com o Leeds a nunca abdicar de atacar em transição e procurar o empate, e só Gabriel Jesus ficou perto de aumentar a vantagem com um remate para defesa de Meslier (38′).

Na segunda parte, mais uma vez, o Manchester City precisou de pouco tempo para marcar. Sem que ainda não estivessem cumpridos 10 minutos do segundo tempo, Foden cobrou um canto na direita, Rúben Dias amorteceu de cabeça e Nathan Aké, com um desvio subtil, aumentou a vantagem (54′). Guardiola reagiu precisamente com a saída de Aké, para lançar Zinchenko, e os citizens acabaram por chegar ao terceiro golo já dentro do último quarto de hora, por intermédio de Gabriel Jesus e com mais uma assistência de Foden (78′). Bernardo e Fernandinho ainda entraram, para os lugares de Foden e Rodri, e o médio brasileiro fechou as contas nos descontos (90+3′).

O Manchester City venceu o Leeds, respondeu à vitória do Liverpool e colocou-se novamente na liderança da Premier League com mais um golo do que os reds. Guardiola voltou a dizer que Bernardo Silva é o jogador perfeito e a verdade é que Phil Foden, que esteve em três dos quatro golos dos citizens este sábado depois de também ter marcado ao Real Madrid na Liga dos Campeões a meio da semana, tem estado a aprender com ele.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos