A questão não se coloca propriamente tendo em conta que a New Balance é a patrocinadora oficial de todos os equipamentos do FC Porto mas a vitória dos dragões na Luz frente ao Benfica que valeu o 30.º título nacional colocou os azuis e brancos num patamar onde apenas oito equipas tinham chegado entre as dez principais ligas europeias – e aqui entra a tal questão de quem veste quem, porque a Adidas faz questão de destacar esse reconhecimento com três estrelas por cima dos símbolos de clubes que tenham ganho pelo menos 30 vezes os respetivos Campeonatos. E essa “equipa” passou a contar com mais um elemento.

Sérgio sempre disse que eram eles contra tudo e todos. No fim, foi Zaidu contra o mundo (a crónica do Clássico que fez do FC Porto campeão)

Rangers (55) e Celtic (52), os conjuntos que dividem entre si os títulos na Escócia, são os dois clubes com mais conquistas seguidos curiosamente pelo Benfica, com 37. Juventus tem 36, Real Madrid e Ajax somam 35 (que pode tornar-se 36 esta temporada), o Rapid Viena ganhou 33 e o Bayern chegou esta época ao 31.º. Agora o FC Porto é o nono clube europeu a chegar a essa barreira, estando mais perto dos encarnados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda com uma jornada por disputar, os azuis e brancos carimbaram a conquista do título, tendo apenas quatro empates e uma derrota (após uma série de 58 jogos sem perder na Liga) ao longo de 33 encontros disputados, assumindo ainda o melhor ataque (84) e a partir desta noite a melhor defesa da prova (22). Isto porque o Sporting ganhou mas consentiu dois golos, perdendo esse estatuto que lhe pertencia.

Ao mesmo tempo, e com mais uma vitória no Campeonato, o FC Porto já igualou os 88 pontos que são o melhor registo até hoje de pontos numa só edição, alcançados pelo Benfica em 2015/16 e pelo próprio FC Porto em 2017/18, podendo agora em caso de empate ou triunfo frente ao Estoril pulverizar mais um recorde na presente temporada. Além das três vitórias esta época com os encarnados, os dragões estão também na maior série de sempre sem perder o clássico frente ao Benfica (nove partidas).

No caso de Sérgio Conceição, e com aquele que foi o sexto título desde que assumiu o comando do FC Porto no verão de 2017, apenas Artur Jorge tem nesta altura mais troféus conseguidos pelos azuis e brancos (8-6), juntando-se também a Artur Jorge e Jesualdo Ferreira como técnico com mais Campeonatos ganhos (três). Antes, como jogador, o agora treinador dos portistas já tinha ganho três Campeonatos.