Desde o início do ano até meados de maio, as autoridades sanitárias de sete países africanos detetaram quase 1.400 casos de vírus Monkeypox, anunciou esta terça-feira a Organização Mundial da Saúde.

Estas infeções ocorreram nos Camarões, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Libéria, Nigéria, República do Congo e Serra Leoa, países onde a varíola é considerada endémica.

“Devemos trabalhar juntos e realizar ações globais conjuntas que levem em conta a experiência, o conhecimento e as necessidades da África”, explicou o diretor da OMS para a África, Matshidiso Moeti.

Da mesma forma, o médico solicitou ainda que o continente africano tenha “acesso igualitário” a vacinas eficazes contra a doença, garantindo que essas doses cheguem a todas as comunidades que delas necessitam.

Em 2020, vários países africanos detetaram mais de 6.300 possíveis infeções, segundo a OMS e 95% desses casos ocorreram na RDCongo.

As autoridades de saúde ainda não sabem por que razão o número de casos em África caiu no ano seguinte, quando apenas cerca de 3.200 possíveis infeções foram detetadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR