A Ford não podia ficar indiferente à crescente procura de veículos comerciais eléctricos, por parte do mercado. As empresas de distribuição procuram soluções que apresentem menores custos de utilização por quilómetro percorrido e, simultaneamente, poluam menos o ambiente, requisito importante em cidades em cujo centro a qualidade do ar é, por vezes, quase irrespirável. Daí que o construtor norte-americano tenha previsto quatro furgões comerciais alimentados exclusivamente a bateria, cada um deles com um tipo de cliente em mente.

O primeiro modelo a surgir à luz do dia no mercado europeu foi a E-Transit, o veículo comercial da Ford mais popular e mais respeitado no Velho Continente. Com uma carga útil máxima de 1758 kg, a E-Transit está disponível em 25 versões distintas, do chassi cabine ao furgão simples, passando por um chassi com diversas alturas e diferentes comprimentos, atingindo pesos brutos entre as 3,5 e as 4,25 toneladas.

A E-Transit pode montar um de dois motores possíveis, com 184 cv (135 kW) ou 269 cv (198 kW). A alimentá-lo está uma bateria com uma capacidade de apenas 68 kWh, o que permite ao modelo anunciar em WLTP uma autonomia de 317 km, valor que descerá consoante o peso transportado, mas que poderá ser ampliada caso o condutor aproveite as cargas e descargas para recarregar um pouco mais a bateria.

Além de alimentar o motor, a bateria permite ainda fornecer energia através do ProPower Onboard, um sistema que assegura a alimentação das máquinas e equipamentos eléctricos que os utilizadores deste tipo de veículos necessitam para desempenhar a sua função, até uma potência de 2,3 kW, ou seja, o mesmo da tomada eléctrica lá de casa. A Ford prevê um leque de equipamento muito completo, onde nem faltam sistemas de ajuda à condução.

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A marca da oval azul já colocou 60 unidades da E-Transit nas mãos de clientes seleccionados, para que sejam testados em condições reais de utilização. O fabricante realça ainda que a E-Transit está a ser produzida na fábrica turca de Kocaeli, de cuja linha de produção já começou a sair o maior furgão eléctrico da Ford.

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E-Transit Custom é o mais recente eléctrico da gama

Se a Ford E-Transit é esperada ainda em 2022, vai ser necessário aguardar por 2023 para assistir à chegada da E-Transit Custom, um modelo ligeiramente mais pequeno e com uma capacidade de carga de 1 tonelada, cerca de metade da E-Transit. Também este furgão comercial será produzido na fábrica dos comerciais da Ford em Kocaeli.

Não há ainda muitos dados sobre esta nova Transit Custom eléctrica, que chegará ao mercado dentro de um ano, com a Ford a limitar-se a anunciar 380 km de autonomia, um valor que ultrapassa os 317 km da maior e mais pesada E-Transit. Contudo, face às diferenças de volume e peso, não é impossível que a E-Transit Custom recorra ao mesmo motor e bateria da E-Transit, conseguindo ir mais longe entre recargas devido às suas características.

Ainda no campo da partilha entre os furgões eléctricos da Ford, a E-Transit Custom deverá recorrer a todos os sistemas já previstos para o furgão de maiores dimensões. Mas é provável que, entre os furgões a bateria da marca, os mais procurados sejam os últimos a aparecer. Referimo-nos aos mais pequenos e acessíveis, o E-Transit Tourneo Custom e Tourneo Courier, agendados ambos para 2024.