A A24, autoestrada que liga Viseu a Vila Real, vai estar cortada ao trânsito durante vários dias em troços e períodos alternados, até ao final de julho, devido a filmagens da película “Velocidade Furiosa”.

Em comunicado, a Centro Portugal Film Comission adianta que entre 22 e 26 de julho aquela autoestrada estará cortada durante todo o dia e noite, no sentido Norte/Sul, entre o nó 11 (Peso da Régua), e o nó 12 (Nogueira).

Na próxima semana, entre terça e quinta-feira e ao longo do mês de julho, haverá o corte total de trânsito, em ambos os sentidos, das 06h00 às 22h00, em diferentes troços da A24, lê-se na nota.

Assim, segundo aquela entidade, na terça-feira a estrada será encerrada entre o nó 9 (Moimenta da Beira e Lamego) e o nó 10 (Armamar e Valdigem), na quarta-feira, entre o nó 5 (Carvalhal) e o 7 (Castro Daire Norte), e na quinta-feira entre o nó 11 (Peso da Régua) até ao 12 (Nogueira).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De 6 a 9 de julho e, posteriormente, de 11 a 13 de julho, também no mesmo horário, das 6h00 às 22h00, haverá corte de estrada entre o nó 15 (Vilarinho da Samardã) até ao nó 16 (Vila Pouca de Aguiar).

Entre 14 e 15 de julho, o corte será entre o nó 5 (Carvalhal) e o nó 7 (Castro Daire Norte) e em 18 de Julho entre o nó 9 (Moimenta da Beira e Lamego) até ao nó 10 (Armamar e Valdigem).

No dia 19, 20 e 21 o troço abrangido pelo corte de trânsito entre as 06h00 e as 22h00 será o que fica entre o nó 15 (Vilarinho da Samardã) e o nó 16 (Vila Pouca de Aguiar).

De 22 a 26 de julho, no mesmo horário, o corte em ambos os sentidos será feito entre o nó 11 (Peso da Régua) e o nó 12 (Nogueira), conclui a Portugal Centro Film Comission.

As câmaras de Lamego e de Castro Daire (Viseu) já tinham pedido a compreensão dos residentes e utentes da A24 pelos condicionamentos à sua mobilidade, frisando tratar-se de uma “oportunidade única” de divulgação daquela zona do país.

A Centro de Portugal Film Commission revelou em comunicado que, como meio de compensação dos utilizadores, as portagens não vão ser cobradas em alguns troços da A24 em algumas das datas de julho.

Das 00h00 do dia 6 às 23h59 do dia 21 no Sublanço entre Vila Pouca Aguiar e Vilarinho de Samardã (Fortunho), do Nó nº 16 ao Nó nº15, não serão cobradas portagens, bem como no período entre as 0h00 do dia 13  às 23h59 do dia 28, nos Sublanços entre Vila Real (IP4) e Carvalhal, do Nó nº 14 ao Nó nº5.

As filmagens em Portugal decorrem nos distritos de Viseu e Vila Real.

Com argumento de Justin Lin e Dan Mazeau, o filme conta, no elenco, com Vin Diesel, Charlize Theron, Jason Momoa, Brie Larson, Michelle Rodriguez e a portuguesa Daniela Melchior, entre outros. A rodagem acontece no Reino Unido, na Itália e em Portugal.

De acordo com a publicação norte-americana The Hollywood Reporter, o orçamento do filme já ultrapassou os 300 milhões de dólares (cerca de 284 milhões de euros), valor que não inclui gastos em “marketing” e publicidade.

Por motivos de confidencialidade contratual, há muitos detalhes que não podem ser revelados, nomeadamente orçamentais, mas a produtora, Sofia Noronha, disse que se trata de “um investimento económico brutal no país”.