O ID. Buzz, o popular Pão de Forma eléctrico concebido sobre a mesma plataforma MEB que também serve os ID. 3, ID. 4 e ID. 5, além de outros veículos da Audi, Cupra e Skoda, começou a ser produzido no início deste mês na fábrica especializada em veículos comerciais que a VW possui em Hanôver, na Alemanha. Mas a produção foi suspensa passados poucos dias, uma vez que foram detectados problemas no controlo de qualidade de algumas baterias.

Segundo avança o Hannoversche Allgemeine Zeitung, a Volkswagen apercebeu-se de que algumas células ou módulos utilizados para montar os packs de baterias com 77 kWh do Pão de Forma tinham defeito. Ao que parece, variações na voltagem comprometeriam o pack e a autonomia, o que conduziu à decisão de suspender o processo.

Arrancou a produção do Pão de Forma eléctrico

A questão é tão mais estranha quanto não são conhecidos problemas de qualidade similares nos outros modelos que utilizam a MEB, mas a explicação poderá estar associada a um novo fornecedor de células, que a marca não tinha utilizado até aqui. Ao que tudo indica, o construtor estima que a solução esteja encontrada dentro de uma semana, sem que se saiba se passará pela substituição das células, do fornecedor ou de ambos.

A VW terá produzido até ao momento 500 unidades do ID. Buzz, ainda que nenhuma tenha sido entregue a clientes. A marca mantém a intenção de fabricar 15.000 Pão de Forma eléctricos até final de 2022. No próximo ano, o ritmo de produção irá aumentar, com os alemães a preverem montar um total de 130.000 ID. Buzz durante 2023.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR