Um grupo armado desconhecido raptou três mulheres entre sábado e domingo no distrito de Meluco, Cabo Delgado, disseram à Lusa fontes locais desta zona do norte de Moçambique.

A área sul da província tem sido o mais recente foco da insurgência armada que atinge a região há quase cinco anos.

Durante o fim de semana, um grupo armado atacou as comunidades de Chicomo e Iba, onde queimaram casas, sequestrando duas mulheres na primeira aldeia e outra na segunda, disse uma das fontes a partir de Macomia, vila para onde fugiu em busca de segurança.

Segundo a mesma fonte, após os ataques de março e abril, as populações das duas comunidades já estavam a regressar na expectativa de que a segurança estava reposta.

“Nós estávamos a regressar, porque parecia tudo bem, mas fomos colhidos de surpresa: eu e a minha família já não voltaremos agora” disse, acrescentando que continua de malas aviadas para seguir viagem rumo a Pemba.

Uma outra fonte referiu que, apesar de não haver relato de mortes, as populações estão a fugir.

“Tanto eu como outras pessoas, estamos à procura de locais seguros. Aqui no interior a situação é mais débil”, afirmou, falando da sede distrital de Meluco, a 54 quilómetros da Estrada Nacional 1.

O distrito de Meluco já tinha sido palco de outro rapto no final de maio, quando um grupo armado sequestrou uma técnica de saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR