O Papa Francisco manifestou esta terça-feira um profundo pesar pela morte do cardeal brasileiro Cláudio Hummes e lembrou que foi ele quem inspirou seu nome papal ao pedir-lhe depois de sua eleição em 2013 para não “esquecer os pobres”.

Morreu arcebispo Cláudio Hummes, que liderou o Sínodo da Amazónia no Brasil

As minhas orações são também de agradecimento a Deus pelos longos anos de seu delicado e cuidadoso serviço, sempre pautado pelos valores evangélicos, à Santa Madre Igreja nos diversos cargos pastorais que lhe foram confiados no Brasil e na Cúria Romana e por seu empenho nos últimos anos com a Igreja que caminha na Amazónia”, escreveu Francisco num telegrama enviado ao atual arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.

Na carta, o pontífice confessou que sempre carrega na memória as palavras que Dom Cláudio Hummes lhe dirigiu quando foi eleito papa em 13 de março de 2013.

Sabe-se que naquela tarde, quando Bergoglio ganhou a votação na Capela Sistina, o cardeal brasileiro lhe pediu que não esquecesse os pobres. Por isso escolheu o nome Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis.

Cláudio Hummes, cardeal e arcebispo emérito da cidade brasileira de São Paulo, morreu segunda-feira aos 87 anos, vítima de cancro de pulmão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR