Todos os distritos de Portugal Continental vão estar na quarta-feira sob aviso vermelho, o mais grave, à exceção de Viana do Castelo e Faro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Braga, Santarém, Coimbra, Leiria, Santarém, Viseu, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre já estão desde esta terça-feira sob aviso vermelho, emitido pelo IPMA devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima.

Onda generalizada de calor na Europa vai provocar recordes em vários países

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O distrito de Viana do Castelo, que durante esta terça-feira esteve sob aviso vermelho, vai passar às 23h00 para laranja, que é emitido quando persistem valores muito elevados da temperatura máxima.

Os distritos de Évora, Lisboa, Setúbal e Beja, que hoje estiveram sob aviso laranja, vão passar na quarta-feira de manhã a vermelho, passando depois durante a noite novamente para laranja.

De acordo com o IPMA, o aviso vermelho corresponde a “uma situação meteorológica de risco extremo”.

O IPMA indica ainda que o distrito de Faro é o único com aviso amarelo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Devido às previsões meteorológicas que apontam para o risco elevado de incêndio rural, Portugal continental está desde segunda-feira em situação de contingência.

IPMA: “Inicia-se hoje um período muito complicado de incêndio rural”

A situação de contingência, que corresponde ao segundo nível de resposta previsto na Lei de Bases da Proteção Civil, é declarado quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou medidas especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.

Entra em vigor a esta hora a Situação de Contingência em todo o território continental

A declaração da situação de contingência deverá terminar às 23h59 de sexta-feira, mas poderá ser prolongada caso seja necessário.

Esta situação de tempo muito quente resulta da circulação de uma massa de ar muito quente e seca, originária no norte de África, que irá persistir até sexta-feira, com valores de temperatura acima ou muito acima da média, com exceção do litoral.