O Presidente ucraniano criticou esta terça-feira a “cobardia” dos russos ao atacarem regiões pacíficas e voltou a reforçar que a Rússia deve ser reconhecida como um Estado terrorista, denunciando um ataque com mísseis Kalibr em Odessa.

“Estes não são mísseis baratos ou simples. A Rússia está muito orgulhosa deles. E o que é que atingiram? Um campo rural e uma quinta que não está operacional (…). Não tem sentido militar. É só terror“, afirmou no discurso diário.

“Que tipo de cobarde se tem de ser para cumprir ordens para tais ataques de mísseis em aldeias e cidades pacíficas?”, questionou ainda Zelensky, lembrando ataques russos em Dnipropetrovsk, Kharkiv, Mykolaiv, Kramatorsk e inúmeras regiões, nas quais se registaram “muitas baixas e muitos feridos”. No entanto garante que, independentemente de onde os invasores se tentem esconder, as forças ucranianas vão responder com “ataques de retaliação” e identificar cada “criminoso” russo.

O líder ucraniano disse também que espera ver “resultados significativos” na cooperação da Ucrânia com os Estados Unidos, na sequência da visita da primeira-dama ucraniana. De visita a Washington, Olena Zelenska foi recebida na Casa Branca pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, e a sua esposa, Jill Biden.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta terça-feira, Zelensky apontou novos chefes dos Serviços de Segurança para as regiões de Zakarpattia, Poltava, Sumy, Dnipropetrovsk e Kharkiv. As nomeações surgem na sequência de uma onda de demissões na qual também foi afastado o Chefe do Serviço de Segurança interna e a procuradora-geral da Ucrânia.

Zelensky fala em “auto-purificação”, justifica demissões com “traição” e “colaboracionismo” e responde a Medvedev