Este artigo é da responsabilidade da Compal

Apoiar a fruticultura nacional é um dos grandes lemas da Compal e a Academia do Centro de Frutologia Compal é uma das formas de colocá-lo em prática. Ao dar formação aos fruticultores portugueses, ajuda-os a desenvolver os seus projetos, a fazê-los crescer. A 9.ª edição da Academia teve como vencedores da bolsa José Ferrão e Liliana Henriques, que nos contam um pouco sobre como foi participar na Academia e quais são os seus planos para o futuro.

As vantagens de participar na Academia do Centro de Frutologia Compal

A passagem de conhecimento e os contactos que se constroem são apontados como as principais mais-valias da frequência da Academia do Centro de Frutologia Compal. Tal como refere José Ferrão, “acima de tudo, está reunido de pessoas (…) que estão dentro do meio, que sabem explicar algumas situações que possa haver no dia a dia de cada agricultor. (…) O conhecimento está aqui e está disponível e, muitas vezes, com mais qualidade do que às vezes encontramos noutro tipo de instituições. Liliana Henriques completa, referindo que os formandos aprendem em diversas áreas: “Nós aprendemos acerca da cultura, de produção, portanto, acerca da parte da gestão, da parte do marketing. (…) Uma série de valências que nos vão ser úteis na execução dos projetos e depois na sua manutenção”. Frisa também a rede de contactos com que sai da Academia, incluindo dos formandos. Além disso, para a produtora de mirtilo esta edição da Academia coincidiu com uma fase da sua vida que considera muito feliz: a gravidez. Quando questionada sobre os eventuais desafios que possa ter sentido, a resposta de Liliana não deixa margem para dúvidas: “A gravidez não influenciou de forma negativa a minha participação na Academia. Sempre consegui acompanhar em todas as atividades os restantes formandos”.

Os projetos dos formandos

José Ferrão e Liliana Henriques concorreram à Academia do Centro de Frutologia Compal com projetos que já desenvolviam: limão e mirtilo, respetivamente. O que os motivou foi a vontade de querer fazer não só mais, mas também melhor.
“Decidi concorrer ao Centro de Frutologia Compal porque (…) era a oportunidade para alavancarmos também um projeto que tínhamos em mão e a potencialidade que achávamos que ele também tinha”, explica José Ferrão. Esse projeto de que fala é um “pomar de limões, de quatro hectares, em modo de produção biológico na zona de Évora”.
Liliana Henriques também nos fala um pouco sobre o seu projeto: “Neste momento, sou só produtora de mirtilo e escoo muito no comércio local. A minha estratégia passa um bocado pelas cadeias curtas, portanto, vendo diretamente ao consumidor”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como vão aplicar a bolsa

Os vencedores da Academia do Centro de Frutologia Compal ganham uma bolsa no valor monetário de 20.000 €. José Ferrão e Liliana Henriques já têm planos para este prémio:
– José Ferrão: “O dinheiro da bolsa será sempre para a implementação do pomar, (…) principalmente para a aquisição das plantas”, afirma. Além disso, os planos passam por tentar canalizar o limão, sempre em modo de produção biológico, para mercados em que já trabalham.
– Liliana Henriques: “A curto prazo, é inovar um bocadinho a minha exploração de mirtilo, que já está instalada, e arrancar com a exploração de quivi amarelo”, refere, acrescentando que “os planos futuros é continuar a expandir – esta se calhar a médio-longo prazo – e diversificar”.

A importância da sustentabilidade

sustentabilidade é um assunto cada vez mais no centro das atenções, o que é positivo e deve ser uma preocupação de todos nós. “Temos que ser cada vez mais sustentáveis, temos que nos preocupar com as gerações futuras e com aquilo que estamos a fazer ao planeta”, afirma Liliana Henriques, acrescentando que, especificamente na fruticultura, “temos que ser cada vez mais cuidadosos e tentar procurar melhorias e métodos e técnicas que vão ao encontro da sustentabilidade ambiental para não comprometermos o futuro das gerações vindouras”. José Ferrão concorda e reconhece que ainda há muito que pode fazer na sua plantação: “Eu achava que já praticava a sustentabilidade no meu projeto. Com o que aprendi aqui nas diversas sessões realmente percebi que ainda se pode fazer muito mais. E realmente, pronto, nada melhor que estar com os melhores para tentarmos também ser os melhores”.

Também quer ser formando do Centro de Frutologia Compal?

As candidaturas para a próxima edição da Academia já estão abertas. Inscreva-se até dia 19 de Julho de 2022 e saiba mais sobre o Centro de Frutologia Compal.

Saiba mais em compal.pt