A Câmara de Lisboa vai apoiar até 20 projetos, com um total de 1,2 milhões de euros, para a criação de soluções digitais que ajudem a melhorar a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada, anunciou esta quinta-feira a autarquia.

Em comunicado, a Câmara de Lisboa, presidida pelo social-democrata Carlos Moedas, indica que as soluções digitais a apresentar devem versar sobre o planeamento de viagens, a navegação autónoma, serviços inclusivos de bilheiteira, promoção de mobilidade mais segura, gozo pleno de espaços públicos e soluções comunitárias para uma mobilidade mais inclusiva, este numa lógica de desafio transversal.

Esta iniciativa irá apoiar até 20 projetos inovadores, financiando os custos de desenvolvimento, adaptação e teste em ambiente operacional das soluções, até 60 mil euros por projeto”, lê-se na nota da autarquia.

A submissão de candidaturas pode ser feita em formato ‘online’, até ao dia 25 de setembro de 2022, em https://www.voxpoplisboa.pt/opencall.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cerca de uma em cada cinco pessoas tem a sua experiência de mobilidade condicionada quando se desloca na cidade de Lisboa, seja por deficiência ou incapacidade, temporária ou permanente. Esta iniciativa é um convite à comunidade de inovadores a participar no processo de construção de soluções digitais que ajudem a promover uma maior autonomia de pessoas com mobilidade reduzida”, afirmou o vereador Ângelo Pereira, que tem o pelouro da Mobilidade e Transportes, citado na informação.

Esta iniciativa, designada de VoxPop — Pessoas, Processos e Tecnologia, tem como ambição fomentar a transição digital do setor da mobilidade na capital portuguesa.

O VoxPop surgiu da necessidade identificada por vários atores locais em trabalhar de forma mais colaborativa e transparente na melhoria do sistema de mobilidade e transportes de Lisboa e em tornar os processos de planeamento mais eficientes. Neste sentido, o projeto agrega os principais agentes do universo municipal de mobilidade que estão a trabalhar em conjunto num processo de mudança assente nos três grandes vetores da transformação digital: Pessoas, Processos e Tecnologia”, afirma a Câmara de Lisboa.

O projeto é liderado pelo município e tem como parceiros a Empresa Municipal de Estacionamento e Mobilidade, a rodoviária Carris, o Metropolitano de Lisboa e a Transportes Metropolitanos de Lisboa, contando ainda com a participação da ARMIS, da Beta-i e da Deloitte Portugal.