Ainda atrás do PS, mas mais próximo do que no mês anterior. Se as eleições legislativas fossem hoje, o PSD reuniria 22,8% dos votos, um valor acima do registado em julho. Mais: com o PS em queda, a distância entre os dois maiores partidos é agora mais curta, com apenas 10 pontos percentuais a separar socialistas de sociais-democratas face aos 15 que se registavam no mês passado.

É esta a principal conclusão de uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios, Correio da Manhã e CMTV. No estudo, o PS segue à frente nas intenções de voto, com 33,1%, mas tem uma queda face a julho, quando alcança os 35,1%. Ao mesmo tempo, o PSD de Luís Montenegro está em trajetória ascendente: se no mês passado reunia 19,8% das intenções de voto, esse valor subiu três pontos percentuais em agosto. O estudo foi realizado durante a primeira semana de agosto, altura em que se assinalava um mês desde o início da liderança de Montenegro.

Outro ponto relevante na sondagem da Intercampus é a luta pelo lugar de terceira maior força política. No mês passado, a Iniciativa Liberal tinha conseguido ultrapassar o Chega, mas agora volta a cair para o quarto lugar, com 7,1% das intenções de voto. Já o Chega alcança os 8,4%.

O barómetro questiona ainda os eleitores sobre a avaliação que fazem do Governo e aqui surge outra novidade: pela primeira vez desde que o Executivo tomou posse, o primeiro-ministro António Costa tem uma nota negativa (2,9 numa escala de 0 a 5). A ministra da presidência Mariana Vieira da Silva é agora a ministra mais popular, à frente de Marta Temido (Saúde) e Pedro Nuno Santos (Infraestruturas).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR