“Ronaldo? É normal a polémica… Alguns estão de um lado ou do outro. Quando a mim, penso no jogo com o Getafe e nos jogadores que estão lá dentro. Se falei com o clube sobre Ronaldo? Penso no Getafe”. O Atl. Madrid estava na antecâmara do início de uma Liga espanhola que será tudo menos fácil, como se viu no empate sem golos do Barcelona frente ao Rayo Vallecano e na vitória com reviravolta do Real Madrid com o Almería (2-1), mas a possibilidade de haver ainda uma contratação surpresa do português voltou a ser tema de conversa na conferência, Simeone chutou para canto. Até porque tem outro português na cabeça.

Já recuperado dos problemas físicos que lhe retiraram os últimos jogos da época de 2021/22, numa fase em que era o grande destaque dos colchoneros para assegurarem o pódio da Liga atrás de Real Madrid e Barcelona, João Félix foi um dos grandes destaques na pré-temporada. De acordo com o jornal As, esta é uma época em que o avançado aposta muito, numa primeira instância para assegurar presença na fase final do Mundial do Qatar e depois para mostrar de vez a aposta forte que o Atl. Madrid teve há três anos quando pagou 120 milhões de euros ao Benfica pelo passe do jogador. E os sinais iniciais eram positivos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois do golo decisivo marcado frente ao Manchester United no particular realizado em Oslo (onde não esteve presente Cristiano Ronaldo, que voltara nessa semana aos trabalhos com o grupo), o El Mundo fazia uma espécie de resumo do que tinha mudado para o português surgir em bom plano nesta fase inicial. E eram vários pontos, desde a presença de um preparador físico para começar a trabalhar quando estava ainda de férias em Ibiza à falta de ruído a nível de mercado ao contrário do que tinha acontecido em anos anteriores. Agora, chegavam os jogos oficiais. E com o número 7 a começar como titular.

O Atl. Madrid começou melhor o encontro, conseguindo disfarçar as várias adaptações que fez no seu 3x5x2 com Reinildo e Witsel como centrais, Nahuel Molina e Saúl Ñíguez nas alas e os médios Marcos Llorente, Koke e Lemar no apoio aos dois avançados, e não demorou a inaugurar o marcador: mais uma recuperação ainda no meio-campo da equipa da casa, condução de Lemar, assistência de João Félix e grande remate de Morata à entrada da área para o 1-0 (15′). A margem mínima acabaria por chegar ao intervalo, com o conjunto comandado por Quique Flores a aproveitar alguma passividade por parte dos colchoneros nos minutos finais para ter uma oportunidade flagrante de Borja Mayoral (42′).

O segundo tempo voltou a ter essa versão mais adormecida do Atl. Madrid, a tentar criar perigo em saídas rápidas mas a ver o Getafe desperdiçar mais duas boas hipóteses de chegar ao empate pela dupla Enes Ünal e Borja Mayoral. Aí, a eficácia acabou por ser o fator diferenciador e os colchoneros quase “fecharam” o jogo pouco depois com João Félix a recuperar de novo uma bola em zona adiantada, a servir Morata e o avançado a fazer o 2-0 (59′). Diego Simeone parecia mais calmo no banco e tranquilizou de vez à entrada do último quarto de hora, com Griezmann a marcar também após outra oportunidade flagrante falhada por Borja Moyoral na sequência de mais um passe do inevitável João Félix numa transição (75′).