Já era conhecida a vontade da Volkswagen em complementar o ID. Buzz, o Pão de Forma eléctrico concebido sobre a plataforma MEB e destinado ao transporte de passageiros, com a versão comercial Cargo, apenas com uma fila de bancos à frente. Sabe-se agora que vai surgir uma terceira versão, a pick-up, de que a VW já patenteou o design.

Esta decisão do construtor alemão pode ter a ver com as dificuldades que tem sentido em impedir os chineses de avançar com uma cópia do Carocha que, para tornar o abuso ainda mais gritante, pretendem comercializar na Europa – a começar pela Alemanha. Daí que todo o cuidado seja pouco, com a marca germânica a tratar de registar o estilo a adoptar pelo modelo, assim que foi decidido avançar com uma pick-up baseada no ID. Buzz.

O design agora revelado pela VW está em linha com o que a marca já tinha mostrado em Abril, quando expôs aos olhos do público um desenho da pick-up durante o World Design Day, o que muitos interpretaram como sendo um exercício de estilo sem grande probabilidade de chegar à produção em série. Afinal, percebe-se agora que a pick-up imaginada pelos estilistas não era comercialmente tão inviável como seria de prever, pelo que irá mesmo ser fabricada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para quem tivesse dúvidas, o discurso do então CEO da Volkswagen nos EUA apontava claramente na direcção certa, quando Scott Keogh afirmou que a marca estava activamente a estudar a possibilidade de vir a produzir uma pick-up eléctrica. Na opinião deste responsável, os veículos eléctricos facilitam este tipo de decisões, funcionando como um reset para a indústria automóvel.

6 fotos

Curiosamente, Keogh passou entretanto a ser o CEO da recentemente criada Scout, a nova marca da VW destinada a produzir os SUV e as pick-ups nos EUA, o que significa que será ele o responsável pela produção da pick-up ID. Buzz no mercado norte-americano. Esta versão, com cabina dupla e caixa de carga atrás, não é propriamente uma novidade no Pão de Forma, que já no passado recorreu à mesma solução para produzir um veículo mais versátil, capaz de deslocar carga e pessoas, em simultâneo.