O arqueólogo Luís Raposo foi esta quarta-feira eleito para o conselho executivo do Conselho Internacional de Museus (ICOM, em inglês), tornando-se no primeiro português a integrar este órgão do setor, disse o próprio à Lusa.

Luís Raposo, que concluiu este ano o segundo mandato como presidente do ICOM-Europa, uma divisão dentro desta organização não-governamental, é um dos novos 11 membros esta quarta-feira eleitos para o conselho executivo.

A italiana Emma Nardi foi eleita presidente, o coreano Inkyung Chang e o zambiano Terry Simioti Nyambe para vice-presidentes, segundo a página oficial do ICOM na Internet.

O ICOM é a maior organização internacional de museus e de profissionais de museus, criada em 1946, dedicada à preservação e divulgação do património natural e cultural mundial, tangível e intangível, através de orientações de boas práticas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No conselho executivo estão ainda, além de Luís Raposo, Feng Zhao (China), Marilia Bonas (Brasil), Kaja Sirok (Eslovénia), Tayeebeh Golnaz Golsabahit (Irão), Steph Scholten (Reino Unido), Deborah Tout-Smith (Austrália), Jody Steiger (Costa Rica), Karin Weil González (Chile), Ahmed Mohammed (Emirados), e Rachelle Doucet (Haiti).

A eleição dos novos dirigentes foi realizada na assembleia-geral do ICOM, que está a decorrer até domingo no Centro de Congressos de Praga, subordinada ao tema do Dia Internacional dos Museus deste ano, “O Poder dos Museus”.

Contactado pela agência Lusa sobre a eleição para o novo cargo, o arqueólogo mostrou-se entusiasmado, salientando que “o conselho executivo constitui o verdadeiro órgão de gestão estratégica do ICOM”.

É uma honra e uma imensa responsabilidade ser eleito para um tal órgão, especialmente numa fase tão complexa da vida internacional e também de transformação tão acelerada dos museus”, acrescentou.

Arqueólogo, especialista em Pré-História Antiga, Luís raposo foi presidente do ICOM-Portugal entre 2008 e 2014, vice-presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses e diretor do Museu Nacional de Arqueologia entre 1996 e 2012.

Entre outras funções, foi membro do Membro do Grupo de Trabalho do ICOM sobre Estatutos, Regras Internas, Regulamentos e Governança (2014-2016), do Comité do ICOM de Acompanhamento do Plano Estratégico e Resoluções (2014-2016), embaixador para a criação de um Centro Internacional de Formação do ICOM para África (2016-2018) e membro do Comité Científico Permanente do Projecto europeu EU-Lac Museums (2017-2020).

Esta quarta-feira também foi aprovada, por maioria, uma nova definição de museu, alargando a anterior, com 15 anos, aos conceitos de inclusão, sustentabilidade, acessibilidade e diversidade, segundo a organização.

Neste encontro anual, representantes de comités nacionais de 118 países, que envolvem mais de 44 mil membros, realizam reuniões de trabalho e debatem até domingo diversas questões que interessam aos museus, nomeadamente a sustentabilidade, liderança, e relação com a sociedade civil.