A Iniciativa Liberal pediu à Provedora da Justiça que solicite uma fiscalização da constitucionalidade do regulamento da Liga Portugal, no seguimento de um processo que foi instaurado pelo Conselho de Disciplina a uma jornalista da SportTV, por ter feito uma pergunta que alegadamente “extravasa o domínio do jogo” entre o Sporting e o Chaves.

Em comunicado, os liberais anunciaram o pedido feito esta quinta-feira, frisando que a decisão de instalar um processo disciplinar tem em conta um “dito regulamento” em que “os jornalistas são equiparados a agentes desportivos, estando, por isso, vinculados às normas aplicáveis a jogadores, treinadores, dirigentes e demais participantes nos espectáculos desportivos, incluindo os agentes da autoridade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esta subjetividade do conceito do agente desportivo, que coloca jornalistas e agentes de segurança à mercê dos órgãos disciplinares de uma federação desportiva, atenta até contra o princípio da separação de poderes. E, não menos grave, colide frontalmente com direitos, liberdades e garantias plasmados na Constituição da República Portuguesa, desde logo com a liberdade de expressão e imprensa”, realça a IL.

Rodrigo Saraiva, líder parlamentar, realça que “uma comunicação social livre e independente é um dos alicerces de qualquer democracia liberal”.

“O trabalho dos jornalistas e a sua prerrogativa de fazerem livremente as perguntas que considerem pertinentes não podem ser beliscados por nenhum organismo sem competências para esse efeito”, acrescenta o deputado liberal.

Mais do que o pedido, a IL mostra um “cartão vermelho” a Cláudia Santos, deputada socialista que preside ao Conselho de Disciplina da FPF, pedindo que seja feita uma “séria reflexão sobre a acumulação de funções e o conflito ético em que se encontra”.

FPF abre processo disciplinar a jornalista devido a pergunta sobre Slimani. Sindicato admite levar caso a Marcelo e Costa

Na habitual flash interview que acontece no final dos jogos, a jornalista da Sport TV Rita Latas questionou Rúben Amorim sobre as declarações feitas por Slimani, ex-jogador do Sporting, que acusou o treinador de preferir Paulinho. Na altura, Amorim remeteu a resposta para a conferência de imprensa mas, ainda assim, o caso deu origem a processo disciplinar.

Certo é que o delegado do Sporting pediu ao delegado da Liga que registasse a pergunta da jornalista no relatório por se enquadrar “fora do âmbito do jogo”, tal como indica o regulamento da entidade. Já esta quarta-feira, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu abrir um processo disciplinar à jornalista.