O Salão Automóvel de Detroit é, até ao próximo dia 25 de Setembro, o centro da indústria automóvel, com destaque para tudo o que envolva sistemas e dispositivos de mobilidade. Um dos veículos que mais chamou a atenção foi o Aerwins XTurismo, uma espécie de moto voadora capaz de transportar uma pessoa, o condutor. Só que com um preço de 777 mil dólares, o equivalente a aproximadamente três Ferrari Roma.

O XTurismo possui um motor híbrido a gasolina, em que a componente a combustão é um motor de uma moto Kawazaki, sem que a Aerwins tenha avançado mais características desta unidade motriz. O veículo voador com seis rotores pesa 299 kg e anuncia uma autonomia de 40 minutos, podendo atingir 100 km/h. Valores que não impressionam para esta classe de veículos, inclusivamente comparando-os com modelos 100% eléctricos.

Impressionante é o preço de 777.000 dólares exigido por esta versão específica, uma Limited Edition. Mas o CEO da Aerwins, Shuhei Komatsu, está seguro que o valor elevado – quase proibitivo – se justifica por se tratar das primeiras unidades, para mais produzidas ainda em pequena quantidade. A entrada na fabricação em série reduzirá custos, com estes a rondarem 50.000 dólares em 2025, quando a Aerwins lançar uma hoverbike ligeiramente mais pequena.

De momento, os potenciais podem apenas deliciar-se com as imagens da XTurismo, enquanto os diferentes países decidem como proceder em relação a esta classe de veículos. No Japão, por exemplo, não são considerados aparelhos voadores, pelo que não necessitam de licença especial para serem pilotados, o que facilita a adopção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR