A Digi e a Cellnex estabeleceram uma “parceria estratégica de longo prazo” para o desenvolvimento da rede 5G em Portugal. Esta é uma das primeiras movimentações públicas da Digi no mercado português, depois de ser conhecido, no ano passado, que a operadora vai entrar em Portugal.

Quando ficou concluído o leilão do 5G, em outubro do ano passado, a Digi foi uma das empresas com lotes de espectro, integrando o grupo de novos “players” no mercado português. A operadora romena investiu mais de 67 milhões de euros na compra de licenças 5G no leilão do regulador português Anacom.

Termina leilão do 5G. Encaixe de quase 567 milhões

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Através de comunicado, a Cellnex explica que a parceria vai ter efeito a nível nacional e que inclui a “implementação de dois mil PoPs (Points of Presence) até ao final de 2023”. E, “ainda que a parceria esteja numa fase inicial, as primeiras centenas de infraestruturas já foram disponibilizadas à Digi”.

“Em linha com os investimentos significativos que a Cellnex está a fazer em 12 países onde está presente, para permitir a introdução mais rápida e mais económica do 5G, a Cellnex Portugal está a investir significativamente tanto no apoio aos incumbentes como às novas entradas no mercado (…)”, é possível ler na nota de imprensa divulgada esta quinta-feira.

“Esta parceria é uma prova da natureza pró-competição da Cellnex como um todo, um posicionamento neutro, industrial e independente, que permite a Portugal tirar partido de uma utilização racional mais económica das suas infraestruturas de telecomunicações”, diz Nuno Carvalhosa, managing diretor da Cellnex Portugal, citado em comunicado.

A espanhola Cellnex chegou a Portugal em 2020, tendo expandido a presença no mercado português através da aquisição de antenas a operadoras como a Nos ou a Altice.

Já há 5G em Portugal. Dez perguntas sobre o que vai mudar