O suspeito de ter assassinado, na madrugada de sábado, um homem que se encontrava numa esplanada, em Santarém, vai ficar preso preventivamente, decidiu esta segunda-feira o juiz de instrução criminal do Tribunal de Santarém.

As medidas de coação foram aplicadas esta segunda-feira, após o primeiro interrogatório judicial, que se iniciou pouco depois das 14h 00, na sequência da detenção do homem, com 28 anos, ao final do dia de sábado, pela Polícia Judiciária (PJ).

Em comunicado divulgado no domingo, a Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da PJ revelou ter identificado e detido o suspeito, “por fortes indícios da prática do crime de homicídio qualificado, ocorrido ao início da madrugada de dia 1 de outubro de 2022 [sábado], na esplanada de um estabelecimento comercial, situado no centro da cidade de Santarém”.

O homicídio ocorreu na esplanada de um bar situado no Jardim da República, na sequência de “desavenças anteriores”, quando o agressor “desferiu um golpe fatal”, com uma arma branca, causando a morte da vítima, um homem de 35 anos. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a PJ, o suspeito foi abordado ao final do dia de sábado, tendo sido detido fora de flagrante delito.

As diligências efetuadas, incluindo a apreensão da arma branca utilizada na prática do crime, possibilitaram a obtenção de vasto suporte probatório de natureza testemunhal, documental e pericial”, é referido na nota.

O juiz de instrução considerou estarem preenchidos os requisitos que justificam a prisão preventiva, nomeadamente perigo de fuga, de perturbação da ordem pública e de alarme social e risco de retaliação, conforme promovido pelo Ministério Público, disse fonte judicial à Lusa.

O detido vai ser conduzido para o estabelecimento prisional das Caldas da Rainha, acrescentou.