O Presidente dos EUA anunciou, esta quinta-feira, o perdão a todos os condenados por posse de marijuana a nível federal. Trata-se de um passo rumo à descriminalização, espelhado por um indulto que afeta mais de 6.500 indivíduos em todo o país.

A promessa vem da campanha, onde Joe Biden se comprometeu a “limpar a ficha” de todas as pessoas condenadas por este crime e o chefe de Estado pretende estender a decisão além do federal, tendo em conta que a maioria dos condenados cumprem pena neste contexto.

Em comunicado, após a decisão, Joe Biden recordou que os registos criminais associados à marijuana “impuseram barreiras desnecessárias para encontrar trabalho ou para comprar casa” e que, em muitos casos, houve “muitas oportunidades educacionais perdidas devido ao cadastro”.

“Enviar pessoas para a prisão por posse de marijuana destruiu muitas vidas e prendeu pessoas por um delito que em muitos países já não é considerado um crime punível de prisão”, defendeu o Presidente norte-americano.

Joe Biden nota ainda que existe racismo neste tema: “O número de brancos e os negros que consomem canábis é semelhante e são as pessoas negras que vão presas. As detenções e condenações de pessoas negras têm acontecido de forma desproporcional.”

A decisão anunciada pelo Presidente dos EUA não é suficiente para que se alcance uma descriminalização total, mas deixa a possibilidade mais próxima, tendo também em conta que Biden vai incentivar os Estados norte-americanos a seguir o caminho agora iniciado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR